em

Ação do Governo gera renda para pequenos produtores

O programa Pró-Rural, desenvolvido pelo Governo do Paraná, está propiciando desenvolvimento e renda para produtores da região Central do Estado. Atualmente são 132 municípios beneficiados, com capacitação de agricultores, regularização fundiária, aquisição de patrulhas rurais para melhoria de estradas rurais e projetos de agroindustrialização. Até 2019 serão R$ 150 milhões aplicados no programa, que tem apoio do Banco Mundial (BIRD).

“O Pró-Rural tem como objetivo desenvolver regiões agrícolas em condições de vulnerabilidade, desenvolvendo projetos inovadores, estimulando o cooperativismo, a qualidade da produção e a geração de renda”, diz o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

O programa começou a ser implantado em 2015 para eliminar desigualdades regionais. “Voltado para regiões menos desenvolvidas, como o Vale do Ribeira, o programa veio para criar oportunidades de geração de renda, que é uma das principais formas de redução de desigualdades”, diz Jefferson Meister, coordenador técnico do Pró-Rural.

Desde que foi criado, já foram capacitados 50 mil produtores rurais. Há cerca de 3 mil ações de regularização fundiária em fase final de ajuizamento, além de outras 1,6 mil em tramitação no Tribunal de Justiça. Foram adquiridas nove patrulhas rurais.

Atualmente são beneficiados produtores de 132 municípios (Foto: Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.