em

Aceleradora Sistema Fiep é finalista no Desafio de Incubação e Aceleração de Impacto

 A Aceleradora Sistema Fiep está entre as dez finalistas da 4ª edição do Desafio de Incubação e Aceleração de Impacto, programa realizado peloInstituto de Cidadania Empresarial (ICE), em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o SEBRAE. O objetivo do Desafio é mobilizar e apoiar aceleradoras de todo o Brasil a desenharem estratégias para atrair, selecionar e acompanhar a estruturação de negócios de impacto social no seu portfólio.

Esta edição do programa recebeu 31 inscrições com representantes de 12 estados, das cinco regiões do país. As dez selecionadas participaram de um processo de capacitação e apresentação de um plano de ação sobre como incorporar estratégias para sensibilização, seleção e aceleração de negócios de impacto econômico, social e ambiental. "A Aceleradora Sistema Fiep apresentou a Chamada de Impacto, em que mobilizamos startups com soluções inovadoras para responder a desafios sociais e ambientais", explica Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep.

Na etapa final do Desafio, que acontece entre os dias 12 e 14 de agosto, em Florianópolis, durante o Innovation Summit, um comitê selecionará as cinco melhores aceleradoras, uma de cada região do Brasil. "A Aceleradora Sistema Fiep e as demais finalistas precisarão apresentar seus planos de ação para o comitê. É uma ótima oportunidade, já que as vencedoras participarão de uma missão internacional para ecossistemas relevantes na temática de impacto, mentoria dos associados do ICE e também a inscrição para um membro da organização na Conferência Anprotec 2020", comenta Fabrício. 

Programa de Aceleração de Impacto

 Recentemente, a Aceleradora Sistema Fiep lançou a Chamada de Impacto, em parceria com o Instituto Legado, Sistema B, Net4impact e Instituto Fundes. "Esse programa de aceleração de impacto é uma oportunidade de mostrar que o Sistema Fiep é sensível aos desafios sociais do século XXI, e quer participar do desenho de soluções inovadoras, de modo a ampliar a capacidade de aceleração com chamadas para smart cities, healthtechs, agrotechs, construtechs e edtechs", afirma Filipe Cassapo, gerente de Inovação do Sistema Fiep.

De acordo com Fabrício, o desenvolvimento tecnológico e econômico não está, e nunca poderá estar, desassociado do desenvolvimento social e do cuidado com o meio ambiente. "A Aceleradora pretende promover novos negócios que estejam relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), trilhando um caminho capaz de conduzir pequenas, médias e grandes empresas ao avanço econômico e social". 

Aceleradora Sistema Fiep

A Aceleradora Sistema Fiep localizada no Campus da Indústria, em Curitiba, existe há oito anos. Nesse período, foram graduadas 15 startups e, atualmente, 20 estão em aceleração. Outras três startups participam do programa na Aceleradora Sistema Fiep em Pato Branco. Até o final do ano, a Aceleradora contará com mais 9 unidades no estado.

Para participar do programa de aceleração, as empresas precisam ter um Mínimo Produto Viável (MVP), ou seja, um produto que tenha sua funcionalidade mínima implementada. Também é necessário ter as documentações completas e atualizadas. As startups podem ficar incubadas por até dois anos. Durante esse período, o Sistema Fiep ajuda a estruturar planos de ação e de negócios, desenvolvimento de portfólio de produtos e serviços, além de levantar potenciais investidores e clientes. Mais informações estão disponíveis no endereço www.sistemafiep.com.br/aceleradora 

Sobre o sistema Fiep

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.