em

ACIPG lançará universidade corporativa em março

Com o intuito de preparar o empresariado e a comunidade local para fomentar o desenvolvimento da cidade, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) lançará, neste ano, a UNIACIPG. A “universidade empresarial”, conforme define o presidente da entidade, Douglas Taques Fonseca, é uma dos pontos do planejamento da Associação para 2020. Em entrevista ao jornal Diário dos Campos, o gestor também destacou o fortalecimento do associativismo, através ações de pertencimento e angariação de novos associados, e o apoio às empresas, estudantes e trabalhadores como algumas das metas do grupo.

A UNIACIPG deve ser lançada oficialmente ainda neste mês e suas aulas devem ter início em março. Após o término das obras da nova sede da Associação na avenida Visconde de Taunay o prédio onde a entidade atende atualmente, situado no centro da cidade, deve abrigar a “universidade corporativa”. “Vamos ter diversos cursos de preparação do empresário, em parceria com a FGV, Esic e UniSecal”, afirma Fonseca.

O gerente institucional da ACIPG, Gilmar Denck, explica que devem ser ofertados cursos na área de produtividade e qualidade. “Será possível a redução do tempo de graduação de oito para quatro anos: em quatro anos você tem duas graduações e um MBA [curso de especialização]. É uma novidade no Brasil que está sendo construída em parceria à UniSecal”, aponta Denck.

Também serão disponibilizados cursos exclusivos para empresas que entram em lay-off – suspensão temporária de contrato de trabalho, quando os trabalhadores podem passar por cursos de capacitação. “São treinamentos específicos. Quando a empresa tem algum problema, ao invés de dispensar os funcionários e ter que recontratar ela faz lay-off, em que os funcionários ficam fora, em treinamentos que a ACIPG fornece. Assim, ou eles voltam mais especializados ou, na pior das hipóteses, saem para o mercado mais capacitados”, destaca Douglas Taques, lembrando que no último ano a BRF de Carambeí passou por um lay-off.

Departamento de talentos

A estruturação de um departamento de talentos deve ser feita para unir universidades e empresas. “Temos um desafio muito grande que é o distanciamento da academia com o chão de fábrica. Vamos criar mecanismos para que aulas da UNIACPG sejam feitas dentro de indústrias e empresas e para que as empresas venham para dentro da academia. O foco é o desenvolvimento local e devemos alinhar a isso também as startups. Assim, levamos para o empresário a facilidade na busca por talentos e a oportunidade para o futuro profissional já ficar na vitrine do mercado de trabalho”, avalia o gerente institucional da Associação.

Startups

Seguindo na mesma linha, outra meta do planejamento é apoiar a inovação com a estruturação do ecossistema, trabalhando diretamente com as startups e a sua comunidade local – a Campos Valley. “Queremos criar um ambiente de startups voltado ao comércio. Temos várias incubadoras voltada à indústria e aos serviços, mas criaremos a nossa em parceria com a Campos Valley”, garante Denck.

Soluções empresariais

As soluções empresariais também devem ser um dos focos da ACIPG, que deverá fazer pesquisas de opinião entre associados e não associados para identificar demandas e ampliar o seu suporte. Núcleos temáticos, como o trabalhista e o tributário, já foram criados para buscar democratizar o acesso à informação clara e simplificada, e novas assessorias jurídicas devem ser disponibilizadas.

“Muitas empresas não conhecem os mecanismos das leis”, enfatiza Denck, citando que no planejamento para este ano também constam a criação de núcleos de compliance, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outros voltados a assuntos públicos, como mobilidade urbana e saneamento, por exemplo, para apoiar as câmaras técnicas do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG).

Fortalecimento

O fortalecimento do associativismo deve ser trabalhado diretamente nos bairros de Ponta Grossa com a criação de núcleos. “Queremos atingir também o pequeno empresário que não se enxerga pertencendo ao clã associativista. Com visitas maciças, levaremos todos os projetos e serviços para os bairros”, explica o gerente Gilmar Denck.

Entre as ações voltadas a este fortalecimento também estão a substituição da campanha Acelera PG para a “Orgulho ser ACIPG”, que visa a integração da comunidade empresarial. “Uma coisa que já fizemos em 2019 foi a mudar a campanha Magia de Natal, em que o sorteio do automóvel era feito pela federação estadual e nunca vinha para Ponta Grossa, e agora é exclusivo para os consumidores da cidade”, lembra o presidente Douglas Taques.

Obras da nova sede estão aceleradas

A nova sede, que está sendo construída na avenida Visconde de Taunay, no bairro Ronda, estão indo melhor do que a expectativa segundo o presidente da associação. “Ela irá abranger as atividades da ACIPG e de outras entidades também; queremos que seja a casa do empresário em Ponta Grossa. São 9.500 m², tivemos muita procura por salas de aluguel e no futuro queremos trazer sindicatos patronais que são parceiros e relacionados a industria e comércio. Um anfiteatro permitirá a realização de convenções e também teremos um ‘heliponto’ para drone, já que no futuro correspondências serão enviadas por drones, por exemplo””, conta Douglas Taques Fonseca.

Foto: José Aldinan

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.