em

Acupuntura pode ser um tratamento complementar para pessoas com câncer

Uma revisão de 14 ensaios clínicos publicados na revista científica JAMA Oncology descobriu que a acupuntura, técnica de origem chinesa na qual pequenas agulhas são inseridas na pele, reduzia significativamente a dor do câncer.

A revisão também descobriu que as pessoas tratadas com a acupuntura precisavam de menos analgésicos para alívio de dores e tratamento do desconforto.

"Os resultados desta revisão sistemática e metanálise sugerem que, com base em evidências de nível moderado, a acupuntura e / ou a acupressão podem estar associadas a reduções significativas na intensidade da dor e no uso de opióides", de acordo com os pesquisadores. 

A acupuntura é uma técnica usada há séculos, principalmente na China e em outras partes da Ásia, que vem recentemente ganhando maior respaldo científico. A dor do câncer é uma complicação comum das doenças oncológicas, afetando até 66% dos pacientes. Devido à natureza crônica e progressiva da doença, a dor do câncer é uma causa comum de dor crônica. 

A dor do câncer resulta de danos nos tecidos – devido à própria doença ou ao tratamento (quimioterapia, radioterapia). O tratamento para a dor do câncer varia entre os pacientes, pois diferentes pacientes podem experimentar diferentes níveis de dor, mesmo que tenham a mesma forma de câncer.

De acordo com o Dr. Marcus Yu Bin Pai, médico especialista em acupuntura e dor da USP, "o resultado deste estudo mostra o potencial uso terapêutico da acupuntura na dor de difícil controle de pacientes com câncer, que muitas vezes sofrem com estes sintomas secundários que atrapalham o tratamento oncológico".

Assim, de acordo com o médico, "a acupuntura é uma terapia segura e com raros efeitos adversos, que pode ser adicionada ao tratamento convencional para melhora da qualidade de vida".

Como o estudo foi feito?
Para a análise, os autores selecionaram analisaram dezenas de estudos, com mais de 920 participantes de vários países do mundo.

Os autores observaram que sete dos estudos mostraram que a acupuntura estava associada a uma menor intensidade de dor, com uma diferença média de -1,38 pontos em uma escala de 1 a 10, quando comparado a um controle ou placebo simulado.

Além disso, seis dos estudos mostram que, quando combinados com analgésicos prescritos, a acupuntura e a acupressão reduzem a intensidade da dor em uma diferença média de -1,44 pontos em uma escala de 1 a 10.

"Com a crescente evidência da eficácia da acupuntura, a maioria dos centros abrangentes de câncer designados pelo Instituto Nacional do Câncer começaram a oferecer acupuntura", segundo os pesquisadores.

Eles acrescentaram que "são necessárias mais pesquisas para investigar a associação da acupuntura com síndromes específicas da dor".

Referência do estudo (publicado em 19 de dezembro de 2019)

 

Sobre o Dr. Marcus Yu Bin Pai

Médico especialista em Acupuntura e Dor. Doutorando em Ciências pela USP. Colaborador e Pesquisador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do CREMESP. Diretor de Mídia do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.