em

Adolescentes vão participar do exame nacional para certificação de ensino

Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Paraná farão neste segundo semestre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (ENCCEJA Nacional PPL). 
A prova será nos dias 18 e 19 de setembro, no período matutino e vespertino, nas Unidades Socioeducativas do Paraná. 
O Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease), da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, é responsável no Paraná junto ao Instituo de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para que os adolescentes possam fazer os exames.
“Esperamos fomentar o conhecimento e o desenvolvimento educacional dos adolescentes do sistema socioeducativo, para que seu resgate social seja feito de maneira que o jovem volte à sociedade, retomando sua nova vida, com um emprego e estudos”, disse o secretário Elias Gandour Thomé.
Considerando o número de adolescentes que cumprem medida de internação atualmente, o número total de inscritos representará 72% dos adolescentes. Os participantes poderão utilizar o desempenho no Exame como mecanismo de certificação para conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

PROVA – Neste ano foram inscritos 489 adolescentes, que farão quatro provas objetivas, por nível de ensino, que envolvem questões de Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática para as provas do Ensino Fundamental e questões que envolvem as áreas de conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e códigos e suas tecnologias e Redação; e, Matemática e suas Tecnologias para o Ensino Médio. 
As unidades socioeducativas que participarão do exame no Paraná são Campo Mourão, Cascavel II, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Joana Miguel Richa, Laranjeiras do Sul, Londrina II, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São Francisco, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.