em

Adrenalina e diversão nos paredões de Piraí do Sul

 

Nos Campos Gerais, em especial a nossa região, é tida como uma das melhores do mundo para a prática de escalada. Cerca de 90% das vias (percurso no paredão da rocha) apresentam alto nível de dificuldade – os chamados negativos, onde o atleta fica suspenso na horizontal durante parte da escalada. Além dos arredores de Ponta Grossa, onde existem pontos bem conhecidos como o setor Macarrão, próximo ao Buraco do Padre, Piraí do Sul também apresenta um verdadeiro El Dourado para os escaladores.

Com mais de vinte anos escalando na região e em vários outros pontos dentro e fora do Brasil, Willian Lacerda, de 39 anos, destaca o município vizinho a Princesa dos Campos como um dos melhores do Brasil. “Todos os locais possuem suas belezas e algo de bom pra se aproveitar. Mas, aqui na região estamos muito bem servidos de escaladas. Piraí do Sul está com um campo-escola entre os melhores do Brasil. Para quem gosta de escalada em móvel, é incrível”, avaliou Willian, que é enfermeiro, em Ponta Grossa. Ele disse também que as vias de escalada da região apresentam muitos tetos e as paredes quase não molham, e como o sol só bate pela manhã, o clima fica agradável nesta época do ano.

Basicamente, existe a chamada escalada tradicional e a esportiva. A primeira é a essência pura da modalidade, como descobrir novas vias, o grande barato do esporte. A segunda, apresenta um formato competitivo, que prioriza mais a rapidez e também pode ser feita em paredões artificiais.

Para os que já têm certa experiência, Willian aconselha cursos mais avançados para desafiar ainda mais os limites. “É como se fosse uma segunda etapa, onde vai aprender a usar outros tipos de peças (camalots, friends, tricans, stoppers). São outras técnicas de escaladas, que preparam a pessoa para subidas mais audaciosas, digamos assim, usando um leque maior de equipamentos. As inúmeras falésias de arenito de Piraí geram muita adrenalina e ainda tem muito a ser explorado”, completa.

Os pontos de escalada estão ao redor próximo da cidade e quase todos em propriedades particulares. “Sempre somos bem recebidos, desde que se respeitem as regras, as pessoas e o meio-ambiente. O resto fica por tua conta”, disse Willian.

Pontos de escalada em Piraí do Sul

Setor Corpo Seco

Setor Fundos

Setor Rupestre

Setor Unha de Gato

Setor Amigos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.