em

Aeroclube de PG é referência na formação de pilotos

Desde a sua fundação, em 1989, o Aeroclube de Ponta Grossa está entre as escolas do Brasil que mais formou pilotos desde então. A escola é destaque no Brasil na formação de pilotos agrícolas e recebe alunos de vários estados como Amazonas, Pará, Mato Grosso e Acre. Somente nos últimos cinco anos, foram formados, nas categorias piloto privado; comercial e agrícola, mais de 480 pilotos, sendo 160 pilotos privados e mais de 120 pilotos comerciais e mais de 200 pilotos agrícolas.

De acordo com Guilherme Oliveira, coordenador do curso de formação teórica e responsável técnico da oficina da escola, para se tornar piloto profissional é necessário passar por, pelo menos, duas formações. “O primeiro passo é fazer o curso de piloto privado, dividido entre teórico, com duração de três meses, e prático onde são necessárias 40 horas de voo. Após esta etapa, o aluno é submetido a um teste da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, explica.

Alunos recebem aulas práticas e teóricas ao longo do curso. (Foto: José Aldinan)

O segundo passo, de acordo com Oliveira, é a formação para piloto comercial, também dividido com aulas práticas e teóricas. “Após o curso teórico é necessário a experiência prática em aeronave de 110 horas totalizando 150 horas totais em aeronave. E para aqueles que têm interesse em entrar para as companhias aéreas é importante passar por um curso de instrutor de voo, com duração de 20 horas”, comenta.

Aviação agrícola

Para o instrutor e gestor de segurança operacional, Fábio Oliveira Porto, a aviação agrícola vem ganhando cada vez mais importância no desenvolvimento da agropecuária no país. “Apenas quatro escolas no Brasil oferecem o curso de aviação agrícola e nós nos destacamos. Recebemos alunos do Mato Grosso, São Paulo e região sul. Por ano, são formados cerca de 70 alunos aqui na escola”, lembra.

Pilotos privados, em fase inicial, precisam concluir 40 horas de voo. (Foto: José Aldinan)

Manutenção de aeronaves

Além de ofertar aulas teóricas e práticas, o Aeroclube conta ainda com uma oficina própria, homologada pela Anac, para efetuar a manutenção em suas próprias aeronaves e também de terceiros. O espaço conta com ferramentas especiais, acervo técnico e estrutura para inspeções de aeronaves.

Escola conta com uma oficina própria para efetuar a manutenção das aeronaves. (Foto: José Aldinan)

Parcerias

Parcerias com universidades do Paraná também são destaque no Aeroclube de Ponta Grossa. “A Universidade Positivo é uma de nossas parceiras e trouxe uma boa qualidade de ensino. Os seus acadêmicos praticam as aulas práticas conosco assim como os universitários da Universidade Tuiuti de Curitiba. Temos ainda alojamentos para os alunos que vêm de fora”, apontou Fábio.

Informações

Quer ser piloto de avião? Então entra em contato pelo (42) 3222-6630
(42) 3229-2151 e saiba mais informações sobre as aulas, valores e faixa etária.

Assista

Confira aqui no site do DC o vídeo com as imagens das aulas práticas ofertadas pelo Aeroclube de Ponta Grossa:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.