em

Aeroporto de PG atinge recorde sem alternância de voos comerciais

O Aeroporto S ant’Ana, de Ponta Grossa, chegou em julho à marca de dois meses sem necessitar de alternância de voos comerciais. Esse é um recorde histórico, conforme explica o superintendente do aeroporto, Victor Hugo de Oliveira. “Esse era um problema muito frequente até algum tempo atrás. Se chovia mais forte, ou se o tempo ficava muito fechado ou com muito vento, os voos acabavam sendo transferidos para Curitiba. Agora estamos conseguindo diminuir esse problema”, diz.

Oliveira se refere à instalação de novos equipamentos e procedimentos. Um desses itens é o Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação (Papi), que já foi colocado e agora aguarda apenas a vistoria do avião da Força Aérea Brasileira para que seu uso seja efetivado. Outro é a plicação das Regras de Voo por Instrumentos (IFR), que estabelecem um conjunto de normas e mapeamento para uso dos pilotos.

Na prática, os voos passam a depender cada vez menos do contato visual com o aeroporto e a pista, recebendo maior respaldo de informações via instrumentos, reduzindo a restrição de voos. A perspectiva é que isso seja otimizado ao longo deste segundo semestre, fazendo com que a alternância chegue perto de zero.

 

Voos diários e Foz do Iguaçu

Segundo Oliveira, atualmente a ocupação dos voos chega a cerca de 90%, e com a modernização do controle de voos existe a perspectiva de chegar próximo a 100% ainda este ano. “Por enquanto oferecemos apenas a conexão entre Ponta Grossa e Campinas, em São Paulo. Mas faremos uma reunião na última semana de agosto com o presidente da empresa Azul, o prefeito Marcelo Rangel, o [secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional], José Loureiro e o secretário de estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex”, revela. O objetivo do encontro é tentar viabilizar os voos comerciais para Foz do Iguaçu e estabelecer voos diários em Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.