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Afepon é destino de 55% dos pedidos via sistema 156

Instalado há quase um ano, o sistema 156 é uma forma de agilizar o atendimento às demandas da população junto à Prefeitura de Ponta Grossa. Por meio de um telefonema para esse número, qualquer cidadão pode solicitar uma informação, serviço, ou fazer reclamação. O registro tem a mesma validade de um protocolo feito pessoalmente na praça de atendimento da prefeitura, e permite resposta via e-mail ou mensagem de celular, com o retorno referente ao contato.

Um levantamento feito pela prefeitura, a pedido do DC, apontou que foram registradas 16.237 ligações, desde que o sistema foi implantado, em setembro do ano passado. Cada demanda é direcionada a um setor específico da prefeitura e, no ranking dos órgãos municipais mais requisitados, a Afepon aparece em primeiro lugar. A agência acumulou 8.924 ligações, o equivalente a 54,9% do total das solicitações registradas através do telefone.

De acordo com a prefeitura, o serviço vem sendo considerado fundamental para a gestão, porque funciona como a ponte entre o cidadão e a Prefeitura. A base de dados gerada a partir desses registros é uma importante ferramenta de gestão para todas as secretarias, permitindo desenvolver ações com foco em serviços e áreas que se mostram mais prioritárias, conforme a demanda da própria população.

“Estamos perto de completar um ano de Prefeitura 156 e estas informações devem basear o planejamento dos próximos investimentos que as secretarias irão realizar em Ponta Grossa. Além disso, as informações geradas pela sistema são importantes porque nos indicam o que precisamos melhorar na prestação de serviços e garantir uma visão integrada das demandas", avalia o prefeito Marcelo Rangel.

 

Agilidade

A presidente da Afepon, Danielle Schlumberger, considera que o sistema prefeitura 156 é, atualmente, a forma mais ágil de comunicação entre o cidadão e a Afepon. “As solicitações de manutenção da iluminação pública são geradas 100% através do sistema, o que facilita para os gestores o repasse de informações mais precisas para as equipes que efetuarão os reparos”, diz. De janeiro a julho deste ano, o órgão realizou quase 10 mil atendimentos, as respostas sobre as solicitações são encaminhadas ao munícipe, que pode informar o nível de satisfação com o serviço.

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