em

Agricultura vai apresentar projeto para reduzir desperdício

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento vai apresentar ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) um projeto que visa a redução de perdas e desperdício de alimentos em todo o Estado. A iniciativa, para marcar o Dia Mundial da Alimentação celebrado em 16 de outubro, é do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) em parceria com a Emater-PR, Ministério do Desenvolvimento Social e BRDE.

Estão sendo programadas ações de assistência técnica, capacitações e educação alimentar e nutricional com alunos, merendeiras, consumidores, usuários dos bancos de alimentos, agricultores e organizações da agricultura familiar, além de linhas de crédito diferenciados para organizações da agricultura familiar e municípios, pelo BRDE. A parceria deve ser oficializada em novembro, com início das atividades no próximo ano. O tema do Dia Mundial da Alimentação em 2018 é “Nossas ações são o nosso futuro. É possível #FomeZero até 2030”.

O secretário estadual da Agricultura, George Hiraiwa, reforça que o tema deste ano merece a reflexão de todos. “Em nosso país ainda são significativas as perdas e desperdícios de alimentos desde a produção até o consumo”, disse. Segundo ele, este novo projeto para redução de perdas e desperdícios de alimentos nas principais cadeias do Estado preenche uma importante lacuna nas políticas públicas. “Não basta produzir mais e melhor, precisamos aproveitar tudo com racionalidade e sustentabilidade”, afirmou.

No governo estadual, a Secretaria é a principal articuladora da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio do Desan, que promove apoio técnico através de ações e programas em âmbito regional e local.

Para a diretora do Desan, Valéria Nitsche, é fundamental um maior conhecimento do direito constitucional à alimentação adequada, bem como a abrangência do conceito de segurança alimentar e nutricional. De acordo com ela, a segurança alimentar e nutricional é muito mais do que a higiene do alimento e do uso de boas práticas de manipulação. “O conceito se estende desde a melhoria das condições de produção no campo e geração de renda para os agricultores, passa pelo abastecimento, qualidade da água e solo, sustentabilidade, consumo e pós consumo. Com certeza, é a política de hoje e a do futuro”, diz.

No Desan são desenvolvidos importantes programas com foco na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e na segurança alimentar e nutricional como Leite das Crianças, Mais Renda no Campo, Apoio à Implantação de Restaurantes Populares e Cozinhas Comunitárias, Hortas Urbanas e Periurbanas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.