em

Agroleite destaca potencial produtivo dos Campos Gerais

Com expectativa de receber mais visitantes do que o total da população da cidade-sede, a Agroleite, feira realizada pela cooperativa Castrolanda, foi iniciada nesta terça-feira (13) em Castro, no Parque de Exposições Dario Macedo. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades da região, do estado e do governo federal e até estrangeiros, como representantes da embaixada dos países baixos.

“Hoje Castro produz 300 milhões de litros de leite por ano. A riqueza da cadeia do produto elevou a cidade à colocação de segunda maior no estado em valor bruto da produção agropecuária, destacando a importância do leite para a nossa economia. Como gestão pública o nosso dever é dar estrutura para que esse processo aconteça naturalmente”, destacou o prefeito municipal, Moacyr Fadel.

Por estar em viagem internacional na Ásia o presidente da Castrolanda não esteve presente na cerimônia, mas o vice-presidente da cooperativa, Richard Borg, fez o discurso de boas-vindas relembrando a história do local. “Estava refletindo com alguns colegas: a quem pertence o Agroleite? Essa pergunta nos remete aos imigrantes, que 67 anos atrás com determinação, coragem e o apoio da comunidade acreditaram no seu trabalho, que hoje nos dá motivo para celebrar”, destacou Borg.

Já o presidente da Organização das Cooperativas do Paraná, José Roberto Ricken, destacou o poder que as cooperativas paranaenses vêm conquistando no setor agropecuário. “Hoje somos 220 cooperativas, que somam mais de 2 milhões de cooperados e geram mais de 100 mil empregos diretos. Queremos ultrapassar a marca de ser responsáveis por 60% de toda a produção paranaense”, categorizou Ricken.

Em seu discurso, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, avaliou que eventos como o Agroleite são importantes por ser difusores de conhecimento. “Hoje 73% do nosso desempenho deve-se ao conhecimento, à atualização. Queremos acrescer, em dez anos, de 8 a 10 milhões de litros produzidos no estado”, calculou o secretário, estimando também que em dez safras a produção de grãos pode chegar a 350 milhões de toneladas.

Programação

Considerado a vitrine da tecnologia da cadeia do leite, o Agroleite se estende até o sábado, dia 17. A expectativa da organização é que o Agroleite 2019 supere a edição do ano anterior em volume de negócios, R$ 65 milhões; ao todo, 259 empresas expõem seus produtos e serviços no evento. Os mais de 73 mil visitantes esperados poderão acompanhar fóruns, painéis e seminários, cujo objetivo é apresentar caminhos que levem os produtores a mais produtividade e melhores resultados. Também será possível realizar visitas em propriedades leiteiras, cujas inscrições devem ser efetuadas previamente, e visitar a Trilha do Leite. Os julgamentos dos animais das Raças Jersey e Holandesa iniciam na quinta-feira (15). Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site www.agroleitecastrolanda.com.br.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.