em

Alcatra no Espeto é o sabor da cidade de Ponta Grossa

Que a Alcatra no Espeto é o prato típico de Ponta Grossa todo mundo já sabe, mas você sabia que a iguaria consiste em mais do que apenas um tipo de carne e vem com uma série de acompanhamentos? É o que explica o proprietário da Churrascaria Zancanaro, Vergílio Leal. De acordo com ele, para que um estabelecimento possa anunciar que serve o prato típico da cidade, ele precisa atender rigorosamente aos critérios de padronização que o selo exige.

Portanto, afinal, o que é a Alcatra no Espeto? Apesar do nome, o corte consiste não só em alcatra, mas também picanha, mignon e maminha. E os acompanhamentos são diversos e bem específicos: arroz branco, feijão preto, polenta frita (em cubos), maionese, salada de folhas verdes (alface e rúcula), tomate, cebola roxa e mini pão francês. Além disso, o prato só deve ser preparado em fogões à lenha. "Se for com carvão ou à gás, já descaracteriza, assim como a mudança de qualquer um dos acompanhamentos", pontua.

A tradição é mantida não só no conteúdo, mas também na forma de servir. A Alcatra no Espeto deve vir em uma pedra e não pode ser consumida em forma de rodízio. Além disso, os acompanhamentos devem vir junto da carne, e não servidos em buffet.

Origem

De acordo com Leal, o prato é conhecido na região há mais de 50 anos e foi definido como a iguaria representante da cidade no ano de 2009, por sugestão do empresário Leodegar Correa. "Na época eu fazia parte da diretoria da Acipg e do Sindicato do Turismo e fui um dos entusiastas da escolha. A região é muito rica em atrativos turísticos e foi ficando cada vez mais evidente a necessidade dessa definição. Temos orgulho não só de ter um prato típico, mas, principalmente, um que tenha o selo de reconhecimento", conta.  

A Alcatra no Espeto deve ser servida em uma pedra e com seus diversos acompanhamentos

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.