em

Alep terá simpósio e exposição fotográfica sobre autismo

A Assembleia Legislativa do Paraná abre na próxima segunda-feira, 27, a Exposição "A outra face do autismo", da fotógrafa Pamela Oms. Os trabalhos poderão ser vistos no Hall da Alep com abertura para o público das 9 horas às 18 horas, de segunda a sexta, até o dia 1º de dezembro. No último dia da exposição, haverá também um Simpósio sobre autismo, no Plenarinho da Casa, com o objetivo de promover a troca de saberes e experiência nas áreas educacional, terapêutica e social.

Exposição

Pamela Oms  é fotógrafa há mais de 10 anos e sua atividade profissional tem um foco mais específico em books personalizados. Mas, neste caso, o tratamento dado às fotos é diferente. "Há quatro anos minha vida mudou completamente com a chegada do meu filho. Quando tive o diagnóstico do autismo dele, procurei informações na internet e só encontrei pessimismo. No entanto, minha experiência com ele é de muito amor, cumplicidade e confiança, totalmente diferente de algumas teorias que se encontram por aí sobre esse assunto".

As fotos retratam o cotidiano de nove famílias que convivem com o autismo e, segundo a autora, a ideia da exposição é sensibilizar as pessoas e mostrar como a realidade derruba os estereótipos sobre a síndrome. "É um trabalho muito diferente do que já fiz; é uma experiência documental, com uma estética muito particular. Quero mostrar que autismo não é luto, mas luta", disse.

Simpósio

O deputado Péricles de Holleben Mello (PT), um dos organizadores dos eventos, salienta que o simpósio vai trazer nomes de relevância no cenário nacional no que diz respeito à Síndrome. "Estamos preparando um evento que vai trazer muito conhecimento para todos que se interessam em saber mais sobre o autismo. Tenho certeza também que vai ajudar muito as famílias que possuem membros com a síndrome", disse.

Além do deputado, a exposição e o simpósio são organizados pelo Grupo de Apoio às Famílias de Autistas Anjo Azul, de Curitiba.

Maiores informações e inscrições podem ser feitas através do perfil do Facebook "@anjoazulpr" ou pelo telefone (41) 99646-8961.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.