em

Alimentos da agricultura familiar já podem ter entrega por delivery solicitada em Ponta Grossa

A partir desta quinta-feira (26), a população de Ponta Grossa contará com um serviço digital de pedidos e entrega de hortifrútis e demais alimentos in natura vindos dos produtores rurais da cidade. Isso porque uma plataforma online está sendo desenvolvida para possibilitar que as pessoas possam obter alimentos da agricultura familiar sem sair de casa. O serviço da web será feito em forma de endereço eletrônico e terá como nome 'Feira Fácil Genial'. Todos os alimentos disponíveis estarão dispostos no site e as pessoas deverão pedir suas demandas com 24 horas de antecedência para que os produtos estejam disponíveis em suas casas.

A ideia da plataforma já havia sido pensada pelos feirantes e pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA). O desenvolvimento, porém, ficou por conta da startup de Ponta Grossa, Genius Soluções. A intenção é possibilitar que, nesse período de pandemia, as pessoas evitem aglomerações e tenham acesso a alimentos saudáveis, vindos da agricultura familiar, de forma ágil e segura.

Para auxiliar na iniciativa, a Prefeitura disponibilizou a Estação Arte para que os feirantes a utilizem como central de abastecimento temporário dos alimentos fornecidos. Dessa forma, os feirantes poderão usar o local para operacionalizar a logística das entregas. Lá, o fluxo de pessoas será limitado para evitar aglomerações e haverá equipamentos de higienização constante para os hortifrutigranjeiros.

O site entrou em funcionamento às 13h desta quinta-feira (26). Os pedidos já podem ser feitos para ser entregues no dia seguinte. O endereço de acesso é www.bit.ly/feirafacilgenial

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, a parceria da Prefeitura na iniciativa foi pensada para garantir a segurança alimentar da população e escoamento da produção dos agricultores.

"Nós da SMAPA, a Associação de Hortifrutigranjeiros e a Genius, já estávamos pensando em como desenvolver essa plataforma para o ano que vem. Como estamos vivendo em um momento de pandemia, onde há necessidade de se evitar aglomerações e dos idosos ficarem em casa para diminuir o risco de contágio do coronavírus, adiantamos essa intenção e pensamos em criar o sistema online de compras o mais rápido possível, destaca Bruno.

As entregas dos alimentos à população serão feitas das 9h às 17h de segunda a sábado. A SMAPA ainda ressalta que os agricultores que participam do Feira Verde e os estabelecimentos comerciais, que tiverem dificuldade de vendas dos alimentos que se enquadram no programa, também podem se cadastrar para que seus produtos sejam comercializados de forma digital. Para se cadastrar é necessário entrar em contato com um dos telefones 98421-6789 e 98413-0969. As dúvidas a respeito da plataforma e dos pedidos podem ser sanadas através do contato com esses telefones também. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.