em

Aline Sleutjes pede medidas urgentes para repatriação de 111 brasileiros do PR, SC e RS

A deputada federal Aline Sleutjes, do Paraná, esteve reunida na tarde desta quinta-feira (21) com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, como porta-voz de um grupo de 111 brasileiros que precisam ser repatriados da Argentina, Chile e Rússia.

Devido a severas restrições por conta da pandemia de Covid-19, a parlamentar solicitou medidas urgentes para iniciar conversas diplomáticas com os consulados destas nações, para que os cidadãos possam voltar o mais rápido possível e em segurança para o Brasil.

Segundo Aline, são brasileiros em especial do Sul do país, que moram no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que estão tentando retornar para suas casas há um, dois meses.

"Estive com o ministro Araújo para verificar qual a melhor forma de trazer estes cidadãos de volta ao Brasil. Uns precisam de salvo-conduto, outros que seja fretado um avião, porque eles são muitos, especialmente na Rússia, e não há voos comerciais vindo para o Brasil", revela a deputada.  

Conforme a demanda apresentada pela deputada federal ao ministro Araújo, o Consulado Geral do Brasil em Santiago (Chile) informou que o salvo-conduto será agendado e liberado pelo governo argentino.

No caso dos brasileiros que estão na Rússia, há um agravante para aqueles que não estão no país a passeio, mas sim com visto de permanência, explica Aline. 

"A legislação russa é extremamente rígida. Como esses brasileiros não são turistas, eles não podem simplesmente ir embora em voos programados em cima da hora. Esses voos precisam ser agendados ou programados com certa antecedência."  

O ministro Araújo imediatamente se prontificou em atender à demanda da deputada Aline, conta a parlamentar. "Já foram muitas demandas que levei ao ministro e ele sempre atendeu a todas. Novamente fui recebida com muito carinho e atenção por ele." 

A deputada considera um "milagre" tudo o que o ministério tem feito para conseguir trazer tanta gente de volta ao país. "Parabenizo o ministro Araújo pela atuação frente ao ministério, pela atenção e carinho de sempre conosco e pelo pronto atendimento nas demandas que novamente levamos." 

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o governo do Brasil já repatriou mais de 20 mil brasileiros pelo mundo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.