Cidades

Alunos aprendem método de letramento científico

A Secretaria Municipal de Educação está ampliando o uso da Metodologia LessonStudy – Pesquisa de Aula – para aprimorar o ensino de Ciências da Natureza praticado pela rede nas escolas públicas municipais. A ideia é formar professores para obter melhores resultados na aprendizagem. Na última semana, mais uma atividade de Pesquisa de Aula foi realizada, desta vez na escola municipal Felício Francysquini, na turma do 2º ano, com alunos de sete anos, sobre o estudo das plantas e da fotossíntese. A aula foi observada por outros 15 professores.

Em aulas anteriores, os alunos estudaram sobre o crescimento das plantas, raízes e medicinas. Na aula observada, o desafio da turma era formular hipóteses sobre o que havia acontecido dentro de três caixas onde haviam sido semeados três pés de feijão: uma aberta, outra semiaberta e outra totalmente fechada. O que teria acontecido em cada uma? Por meio de desenhos e explicações verbais, os grupos formularam suas hipóteses.

A próxima etapa chama-se tateamento, onde se observa o resultado do experimento. Nesta revelação, as plantinhas haviam se desenvolvido de diferentes formas. Algumas morreram, outras cresceram e algumas sequer brotaram. Então, por que cada uma estava diferente? Os alunos passaram a investigar as causas.

Neste formato, busca-se o protagonismo das crianças.O professor oferece mais questionamentos do que respostas. Assim, os profissionais precisam escapar da tradição conteúdo/prova escrita e aplicam uma didática diferente, individualizada, conta a professora da turma, Alessandra de Fátima Boianoski Ferreira.

Para a professora Fabiane Fabri, a aula permite o protagonismo do aluno. “O professor foi um mediador. É uma nova forma de ensinar Ciências. Nesta aula eles passaram por todo o processo, formularam as hipóteses, viram o processo da germinação do feijão nos três ambientes diferentes e, quando voltaram à conclusão, conseguiram realizar o objetivo da aula, revisitando as hipóteses que tinham levantado no primeiro momento”, comenta Fabri.

Maria de Fátima Mello Almeida, coordenadora do projeto LessonStudyna SME, aponta que os alunos usam mais a curiosidade e a reflexão, construindo seu conhecimento de maneira mais sólida, pela surpresa por descobrir o que ainda não se sabia. “Foi muito rico quando as crianças disseram ‘uau’, ao notarem que a planta vai buscar a luz que passa por uma pequena abertura na caixa. Eles descobrem o conhecimento com espanto e alegria, com apoio do professor”, anota.

Alunos da escola municipal Zair Santos Nascimento também passaram pela aula experimental. (Foto: José Aldinan)