em

Alunos de PG vão às urnas eleger jovens vereadores

Nesta terça-feira (14) tem eleição em Ponta Grossa. Será a hora dos alunos elegerem seus vereadores. As ações fazem parte do cronograma de atividades do projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa. Entre maio e julho, cerca de 4,9 mil alunos de 15 escolas da rede pública e particular de ensino, com idade entre 11 a 16 anos, participaram de palestras e atividades pedagógicas para entenderem como funciona o processo eleitoral.

Eles puderam se filiar a um dos partidos propostos pelo projeto e lançar suas candidaturas. Os partidos também fizeram suas convenções para a escolha de cinco candidatos a vereador por escola. A iniciativa este ano é desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Grossa, que está implementado o projeto Câmara Jovem. “Nós buscamos promover o exercício da cidadania entre adolescentes a partir do envolvimento responsável com as implicações éticas, políticas, sociais e jurídicas do exercício do voto”, explica a juíza da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa e coordenadora do projeto, Noeli Salete Tavares Reback.

O desenvolvimento de todas etapas de uma eleição nas escolas busca a consciência, o envolvimento e o protagonismo dos alunos no processo eleitoral. “É uma vivência educativa sobre democracia, cidadania e exercício de direitos a partir de um laboratório experimental que criamos”, assinala a juíza.

A totalização dos votos acontecerá no dia 24, às 10h, no Fórum Eleitoral. A diplomação dos eleitos será na primeira semana de setembro na Câmara Municipal.

A totalização dos votos acontecerá no dia 24, no Fórum Eleitoral
Foto: José Aldinan

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.