em

Alunos e professores conscientizam população sobre consumo de medicamentos

Estudantes e professores do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizam na próxima terça-feira (7) uma campanha para uso racional de medicamentos. A ação acontecerá das 9h às 15h no Terminal Central de Ônibus da cidade e buscará conscientizar a população sobre o uso de medicamentos, além de ressaltar o papel do(a) farmacêutico(a) na sociedade. 

A ação é coordenada pelo docente Sinvaldo Baglie, professor associado do Departamento de Farmácia. Baglie lembra que o evento acontece há cerca de 10 anos e envolve quase a totalidade de alunos do curso de Farmácia. “Vamos realizar a entrega de panfletos com alguns temas específicos sobre o uso de medicamentos. Além disso, também haverá um trabalho de verificação da pressão arterial para os usuários do Terminal”, conta o professor. 

Os alunos também irão realizar testes de determinação glicemia capilar – o procedimento é utilizado para verificar se os pacientes que tratam diabetes estão com a glicose no nível correto. Haverá ainda informações sobre uso de  plantas medicinais, como seus usos adequados, exposição de exemplares de plantas e distribuição de mudas. Além disso, uma explicação sobre os tipos de medicamentos e suas diferenças, como os genéricos, similares e os medicamentos de referência”, explica o professor. 

Valorização  da atividade farmacêutica

O professor Sinvaldo Baglie lembra que a ação nasceu como uma campanha nacional  de valorização da profissão  farmacêutica. “Além de mostrar o valor social do trabalho dos profissionais de Farmácia, essa ação traz grande impacto para a população em geral. Durante o evento, a expectativa é atender cerca de mil pessoas que terão acesso às informações sobre  saúde”, explica o docente. 

Parceria com o projeto ‘Falando em família’

A ação terá uma parceria com o projeto ‘Falando em família’, coordenado pelas professoras Dirce do Nascimento Pereira e Zilda Mara Consalter. A iniciativa busca disseminar a cultura da adoção de práticas consensuais na gestão de conflitos judiciais, conscientizando as partes dos processos que tramitam nas Varas de Família da Comarca de Ponta Grossa. Os alunos do projeto ‘Falando em família’ também participarão do atendimento da população na próxima terça-feira (7) – para saber mais sobre o projeto clique aqui.

Local e horário

– As ações acontecerão no interior do Terminal Central das 9h às 15h da próxima terça-feira (7)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.