em

Alunos iniciam Curso Técnico em Mecânica oferecido pela Klabin em Ortigueira

Tiveram início no mês de novembro as aulas do Curso Técnico em Mecânica, oferecido pela Klabin, exclusivamente para Ortigueira, em parceria com o Senai e a Prefeitura Municipal. A ação faz parte dos objetivos da Klabin de qualificação e contratação local de profissionais.

São 40 estudantes que cursarão aproximadamente 1.360 horas – cerca de 10 meses de aulas. Os alunos com a melhor avaliação terão prioridade nos processos de seleção da área de manutenção da Unidade Puma e em sua fase de expansão, o Projeto Puma II. Para o gerente de manutenção da Unidade Puma, Leandro Laube, esta é uma oportunidade única para os trabalhadores da região. “Nós investimos nestes cursos porque acreditamos no potencial destas pessoas”, explica.

O evento de lançamento contou com a presença de representantes da Klabin, do Senai, da Agência do Trabalhador e da prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach. “Se não houver qualificação, nossos trabalhadores não encontrarão postos de trabalho adequados. Por isso é importante que aproveitem estas oportunidades e estudem; só assim as portas serão abertas para os novos empregos”, avalia.

Dedicação Integral

O curso Técnico em Mecânica tem como objetivo desenvolver habilidades e construir conhecimentos para que os 40 estudantes classificados possam implementar processos de produção e atuar no desenvolvimento de projetos mecânicos, entre outras atividades.

Foi pensando em todas estas possibilidades de atuação que o jovem Romário Teodoro, de 19 anos, se candidatou para uma das vagas. Morador do assentamento Libertação Camponesa, a 50 quilômetros de Ortigueira, Romário e mais três amigos da região estão recebendo um auxílio mais do que bem-vindo para completar a sua formação. “Não há transporte direto do assentamento para a cidade. Com o apoio da Secretaria de Educação, estamos em uma moradia provisória em Ortigueira”, conta. “Assim, estudamos aqui de segunda a sexta, retornamos para a casa dos nossos pais no fim de semana e não perdemos essa oportunidade de estudar e melhorar de vida”, completa.

Além dos cursos já realizados e em fase de finalização, este mês iniciam também as aulas dos cursos de Pedreiro de Alvenaria, Carpinteiro, Eletricista Predial e Eletricista Industrial. Estes cursos são divididos em 4 horas diárias com aulas de embasamento teórico e atividades práticas e serão realizados na Escola Móvel do Senai, montada em área anexa ao Centro Cultural Queimadas.

Para a secretaria de Educação de Ortigueira, Elizete Campos de Sousa Carnelós, estas oportunidades disponibilizadas pela Klabin são fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Com quase 60% de sua população em área rural, a informalidade é cada vez maior nos postos de trabalho. “Estas ações demonstram que a Klabin tem um olhar muito sensível para o lado social, dando a nossos trabalhadores a oportunidade de ultrapassar as barreiras econômicas e sociais e se qualificar cada vez mais”, finaliza.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.