em

Amamentação é tema em atividades nas Unidade Básicas de Saúde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da Atenção Primária, está desenvolvendo várias atividades sobre o ‘Agosto Dourado’, período dedicado a atividades relacionadas com a amamentação, dentro dos serviços públicos de saúde. Hoje (23), foi mais uma tarde de conversa e orientações sobre a importância do aleitamento materno na Unidade Básica de Saúde (UBS) Adam Polan, na Palmeirinha.

“A amamentação é muito importante tanto para a mãe quanto para o bebê. O leite materno é o melhor e mais completo alimento e tem tudo que o bebê precisa, inclusive a água. Amamente seu filho por dois anos ou mais, e nos primeiros seis meses dê só o peito. Todos podem ser parceiros da amamentação, o incentivo e apoio físico e emocional à mulher é de extrema importância”, explica a enfermeira da UBS, Débora Regina Monteiro.

As mães também contaram com sala de relaxamento, maquiagem e fotos com fotógrafo profissional. E para finalizar as ações, a equipe elaborou um mamaço, distribuiu lanche e brindes. “Essas ações são muito legais, vim pegar meus exames e aproveitei para participar. Eu estou na minha quarta gestação e sempre aprendo algo novo. Hoje tirei muitas dúvidas sobre odontologia”, comenta a gestante de oito meses, Bianca de Paula.

Neste e em outros encontros estão sendo desenvolvidas rodas de conversa sobre aleitamento materno, alimentação complementar, orientação sobre vacina, puericultura e pré-natal. Tudo elaborado pela própria equipe de enfermagem das UBS. Todas as gestantes, atendidas nas UBS, estão sendo convidadas para participar.

Além das atividades com as mães e bebês, a FMS também está trabalhando com capacitação para os residentes multiprofissionais que trabalham nos serviços de saúde. As informações e orientações estão sendo repassadas pela equipe do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf).

Atividades até o final do mês

A FMS continuará com capacitação em aleitamento materno para os profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva. Datas previstas:

– 28/08 – Odontologia

– 29/08 – Nutrição, Serviço Social, Farmácia, Psicologia e Fisioterapia

Palestras e rodas de conversa sobre aleitamento materno nas UBS:

– UBS Sady Silveira: 29/08 e 05/09

– UBS Madre Josefa: 27/08, 03, 10 e 17/09

– UBS Los Angeles: 28/08

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.