em

AMTT pretende credenciar 150 comerciantes de EstaR

A prefeitura de Ponta Grossa iniciou, nesta segunda-feira (5), o credenciamento de comerciantes e prestadores de serviço interessados em realizar a venda de crédito do Estacionamento Regulamentado (EstaR) Digital. Neste momento, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) tem como meta cadastrar 150 pontos de venda do chamado Pague Fácil, através do qual será possível tornar mais ágil a regularização no uso das vagas no Centro e em áreas comerciais.

Com a medida, o município espera eliminar o único motivo para reclamação dos usuário de EstaR, que ainda persiste, mesmo com a implantação do sistema eletrônico, no ano passado: a dificuldade em localizar um agente. Atualmente, as vendas de tempo de estacionamento ocorrem em dois pontos de venda da AMTT no Centro e um na Nova Rússia. Fora isso, a compra ocorre somente via smartphone ou com os agentes de trânsito.

Mas, para quem não usa o aplicativo disponibilizado desde 2018, encontrar um agente continua sendo um desafio tão grande quanto antes da informatização do sistema. Na tarde desta segunda, Salete Aparecida da Silva teve sorte. Estacionou o carro e logo encontrou um agente. Mas ela diz que essa não é a regra. “A gente quase nunca encontra um agente de EstaR. Pra mim, que trabalho em Carambeí, o aplicativo não é tão interessante. Só estaciono no Centro da cidade de vez em quando. Se tivesse mais locais para venda seria melhor”, comenta, embora reconheça que o aplicativo é útil. “Minha filha usa, e para ela facilita bastante”.

 

Pague Fácil

Os usuários ainda podem fazer uso de aplicativo para smartphone, através do qual gerenciam o uso das vagas de estacionamento de forma rápida. O problema é que isso obriga o usuário a ter um aparelho, que precisa ser compatível com o sistema, e ter acesso à internet. Os pontos de venda deverão suprir a necessidade dessas pessoas. Com o credenciamento, a AMTT espera que os pontos de venda estejam em operação nas próximas semanas. Conforme a autarquia, cada trecho de quadra (de uma esquina a outra) terá até dois pontos de Pague Fácil, onde os comerciantes poderão vender, em suas lojas, créditos de EstaR.

 

Parceria

Cada comerciante terá direito a uma comissão pecuniária de 7% sobre o valor de cada crédito vendido. Para a AMTT, isso deve garantir o interesse dos comerciantes na parceria, além de eliminar um problema ocorrido quando o sistema era analógico. Até pouco tempo, sem nenhum controle ou regulamentação, alguns comerciantes vendiam as folhinhas de EstaR pelo dobro do preço sugerido pela autarquia, enquanto que outros deixaram de ser pontos de venda. Pela nova proposta, o valor nos pontos de venda será o mesmo praticado pelos agentes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.