em

AMTT testa pontos inteligentes em paradas de ônibus

Os usuários do transporte público de Ponta Grossa observaram uma novidade em alguns pontos de ônibus, nesta semana. A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) implantou, em caráter experimental, placas com códigos em QR Code, que permitem consultar informações sobre as linhas em tempo real.

De acordo com a diretora do departamento de Transporte, Rosana da Cruz, inicialmente as placas foram instaladas nos terminais. Em seguida, começaram a ser colocadas em pontos de ônibus externos, de alta demanda, com a finalidade de testar a aceitação dos usuários e seu funciona mento prático no dia a dia.

Ao apontar a câmera de seu smartphone para o QR Code, o usuário poderá consultar quais linhas passam pelo ponto, além da ordem cronológica na qual os ônibus chegarão, e a estimativa do horário em que o veículo permitirá o embarque. “Pelos testes que fizemos, o horário exibido fica muito próximo do real, com uma diferença de poucos segundos. Por enquanto, a instalação desses equipamentos ocorre de forma provisória. Se for aprovado, vamos efetivar o projeto, usando materiais mais resistentes, e por meio de licitação”, diz Rosana. A proposta é ampliar para o maior número possível de pontos, beneficiando também os bairros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.