em

Antigo clube polonês de PG passará por obras de restauração

 

 

Daniel Calvo

Parte externa do prédio é tombada pelo patrimônio público

O antigo clube polonês de Ponta Grossa, construído na década de 1930, passará por obras de reforma e restauração. O prédio, conhecido como Sociedade Polonesa Renascença, tem a sua parte externa tombada pelo patrimônio público e, será revitalizado em toda a sua área interna para se tornar um centro administrativo.

 

“Toda a obra será reformada por uma empresa particular que cuidará de toda a restauração e assumirá este centro comercial. Tudo ainda está em fase de negociação. No entanto, tomaremos todos os cuidados necessários para manter todas as características do prédio original”, garantiu o presidente da Sociedade Polonesa, Gary Dvoreck.

Segundo Dvoreck, este tipo de parceria é importante para preservar o imóvel. “Por diversas vezes tentamos negociações para revitalizar o imóvel, mas nada foi efetivado por conta do alto investimento. Mas, desta vez, sabemos que tudo será realizado dentro da lei e documentado. Com a ajuda de uma arquiteta, tudo será feito com muita cautela”, garantiu o presidente.

Gary diz ainda que após efetivada a parceria junto à empresa , o próximo passo será solicitar à Prefeitura de Ponta Grossa, junto ao Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), o alvará para a reforma do prédio.

O DC conversou com assessoria de comunicação do Compac o qual informou que, até o momento, aguarda pelo contato da Sociedade Polonesa sobre a restauração do imóvel.

Histórico

De acordo com a professora e historiadora, Márcia Dropa, a associação polonesa foi fundada para ser como uma espécie de clube social dos poloneses. “O prédio do clube foi erguido com muita dificuldade e com a ajuda de muitas pessoas que auxiliaram no processo de construção. O local funcionou por muitos anos e foi ponto de encontro de muitos descendentes de poloneses”, relatou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.