em

Antiguidades, literatura, música e sociabilidade em um só lugar

"A gente oferece para as pessoas o que gostaríamos que oferecessem para nós", assim Eros de Freitas, um dos sócios-proprietários do Garimpo 1926, descreve o amor dedicado ao espaço cultural. Ele e os sócios Jovercindo Pereira e Andreia Franco idealizaram um ambiente multicultural, que abriga arte, música, literatura, antiguidades e a proposta de reunir ideias e promover encontros. A reportagem do Find! esteve no local para conferir um pouco de tudo que ele oferece. O resultado dessa visita você confere aqui!

 

Café do Garimpo resgata 'memórias' com sabor caseiro

Um ambiente acolhedor, que te 'abraça' enquanto saboreia as delícias da chefe de cozinha Ana Duarte. Essa é a proposta do Café do Garimpo. Através de um cardápio flutuante, a ideia é surpreender o cliente a cada dia com uma nova delícia caseira.

"A nossa ideia é oferecer a chamada 'confort food', aquela comida de sabor caseiro, que resgata as memórias da nossa infância, da casa dos avós. Hoje em dia as pessoas não têm mais tempo de fazer um bolo em casa, por exemplo. Então a gente tem muitos desses sabores da infância como bolo de fubá, nega maluca, bolo de cenoura, enfim, cada dia uma novidade gastronômica feita profissionalmente, com técnica, mas com 'gostinho de casa'", destaca.

Ana, que é chefe há 13 anos, conta que aceitar o convite para assumir a cozinha do Café do Garimpo a aproximou do que toda pessoa que trabalha com isso espera. "É muito bom estar perto das pessoas que consomem o que a gente faz, aqui não é aquela produção em escala industrial, é tudo muito mais próximo e pessoal. Às vezes fico no caixa observando as pessoas saborearem nossos quitutes e isso é muito gratificante", comemora.

 

Sebo de livros e vinis desperta o amor pelo garimpo

Uma mesa repleta de livros sobre fotografia, arquitetura, arte, sociologia, filosofia, e muito mais, fugindo da lógica dos romances e best sellers, além de prateleiras com os títulos produzidos pela Editora Estúdio Texto. Assim é formado o sebo de livros, que divide espaço com as centenas de vinis e vários toca discos, revisados e prontos para venda. "A gente não vende gêneros de primeira necessidade, o que a gente quer é justamente que as pessoas descubram as coisas aos poucos e essa parte dos vinis é um processo muito legal, pois é algo que desapareceu lá no final da década de 80 e início de 90 e agora está voltando aos poucos, então muitos jovens de hoje em dia nunca tiveram nenhum contato e é muito legal acompanhar essa descoberta", ressalta Eros de Freitas.

 

Loja de antiguidades traz preciosidades do acervo dos sócios

Jovercindo Pereira, um dos sócios do Garimpo 1926, coleciona antiguidades há mais de 20 anos. Eros de Freitas, divide a mesma paixão há pouco menos tempo, mas também é dono de uma vasta coleção. A junção de parte do acervo dos sócios deu origem à loja de antiguidades do espaço. "Temos muita coisa à venda, mas isso ainda não representa nem 10% de tudo que já garimpamos. A ideia é fazer uma rotatividade das peças, ir trocando com o tempo o que fica exposto aqui", conta Eros.

A loja possui artigos de cozinha das décadas de 50 e 60, por exemplo, instrumentos musicais, fogão, aspirador, máquina registradora, telefones, galões de gasolina e caixas de refrigerante, itens de decoração, balança, e muito mais artigos de época. Os preços, de acordo com Eros, têm uma referência entre o que foi pago e o que o mercado assimila. "São verdadeiras antiguidades, é tudo único e muito bem cuidado".

 

Editora Estúdio Texto em nova sede

A Editora Estúdio Texto também faz parte do projeto Garimpo 1926. A editora-chefe Ana Caroline Machado e a diretora Josiane Blonski contam que a ideia de mudar para um espaço maior já vinha sendo conversada há algum tempo. "Nós queríamos fazer essa mudança e já conhecíamos os sócios do Garimpo. Conversando no início do ano recebemos a proposta e acabou sendo muito importante para nós, pois agora também temos a livraria, ou seja, um espaço para vender os livros que nós produzimos e também uma opção de local para os lançamentos".

Outro ponto positivo para a Editora é a circulação de pessoas no espaço. "De um tempo para cá já teve uma boa melhora, mas ainda tem muitas pessoas que não sabem da existência de uma editora em Ponta Grossa e que é fácil publicar um livro. Então, o público que frequenta o Garimpo acaba nos conhecendo e fazendo uma ponte para novas parcerias".

A Editora Estúdio Texto é responsável pela publicação de diversas obras de autores ponta-grossenses e de toda a região.

 

Espaço tem portas abertas para eventos culturais

O Garimpo 1926 foi inaugurado logo em meio a uma Feira de Vinil, mostrando que a proposta do local é movimentar o cenário cultural da cidade. Além da feira, o espaço já abrigou lançamentos de livros, um encontro de retrogamers e já tem alguns eventos planejados para 2018.

Ainda este ano, mais precisamente neste sábado (16), o Garimpo 1926 recebe o piloto do Ensaio Aberto, um projeto que tem como objetivo abrir o espaço para que bandas da cidade façam seus ensaios e estejam próximas ao público, além de trocar ideias e informações com outras bandas. Quem inaugura o Ensaio Aberto é a Café Matuto Jazz Rock, que estará no local a partir das 16 horas. A ideia é promover o evento mensalmente a partir do ano que vem.

"Também já temos algumas ideias para a programação de 2018 que envolvem eventos de fotografia, exposição de bonecas antigas, campeonatos de botão, e várias outras novidades", finaliza Eros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.