em

Apesar de chuvas, Ponta Grossa pode ter racionamento em 20 dias

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) prevê que pode ter que iniciar o rodízio de abastecimento de água em Ponta Grossa dentro de 20 dias, se não houver novas chuvas em volume significativo nesse período. A informação é da assessoria de imprensa da Sanepar. Se não fossem as chuvas registradas entre sexta-feira (22) e sábado (23), a possibilidade de rodízio estaria ainda mais próxima, em torno de 15 dias.

“Em Ponta Grossa, a chuva elevou o nível da represa de Alagados em 15 centímetros, e aumentou o seu volume útil de 25% para 28%. Esse volume equivale a uma sobrevida em torno de 20 dias, até meados de junho”, informou a companhia. Na prática, a chuva afastou a possibilidade de racionamento em cinco dias, uma diferença muito pequena quando se considera a estiagem que ocorre em todo o Paraná.

De acordo com o Simepar, o volume de chuvas verificado na sexta e sábado não chegou a 40 milímetros. Havia a previsão de 55 milímetros na sexta-feira. “Em uma situação normal, 40 milímetros seria um volume significativo. Mas, com a estiagem atual, fez pouca diferença”, revela o meteorologista Paulo Barbieri. Nesta semana não há previsão de mais chuva. Há expectativa de nova precipitação no final do mês, entre domingo (31) e segunda-feira (1º), porém em volume ainda menor, inferior a 10 milímetros. “Vamos acompanhar a evolução durante a semana”, acrescenta. Na próxima semana, as temperaturas devem permanecer baixas, com máxima de 18º C.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.