em

Apesar de resultado negativo, saúde segue preparada para casos suspeitos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o exame realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, descartou o caso suspeito de coranavírus (COVID-19), no município de Ponta Grossa. O Laboratório Central do Estado (Lacen) também já havia negativado o exame. Apesar do resultado negativo, a Secretaria Estadual de Saúde informou que segue em alerta. O Hospital Universitário Regional também já preparou os profissionais sobre como agir em casos suspeitos. 

O caso suspeito era de um menino de 7 anos que esteve no sul da China, em Taishan, e retornou ao Brasil no dia 30 de janeiro com familiares. No dia 6 de fevereiro, ele passou por avaliação médica e foi diagnosticado com sintomas leves de síndrome respiratória; tosse e febre. Na terça-feira (11), o Lacen encaminhou para a Fiocruz as amostras de material coletado, resultados negativos para outros vírus respiratórios.

O Estado já descartou três casos notificados como suspeitos. O primeiro foi um rapaz de 29 anos, de Fortaleza (CE), que estava em Curitiba e havia passado pela China, e foi diagnosticado com influenza B.
A outra situação foi de uma mulher de 23 anos, moradora de Curitiba, que também esteve na China e procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital, igualmente descartado.

Alerta 

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, informou que o Estado está atento e vigilante seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. "Estamos alinhados para detectar e agir em qualquer suspeita de coronavírus. Com mais um caso descartado, não temos suspeitas da doença no Paraná”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Na última semana, as equipes do quadro de profissionais do Hospital Universitário foram capacitados para atender os possíveis casos suspeitos de coronavírus. Os treinamentos envolveram medidas preventivas tanto para os profissionais quanto para os pacientes. 
Entre as orientações repassadas aos profissionais, a capacitação incluiu medidas que devem ser adotadas em casos de pacientes suspeitos de coronavírus como fluxo dentro do hospital; medidas de prevenção; equipamentos de proteção e orientações que deverão ser repassadas para toda a comunidade. 

Sintomas 

Pessoas com sintomatologia respiratória, incluindo febre, tosse e dificuldade para respirar, e que apresentam histórico de viagens para áreas de transmissão local (China) nos últimos 14 dias ou ter tido contato próximo com pessoas e casos suspeitos ou confirmados da doença devem procurar a Unidade Básica de Saúde.

Prevenção

O Centro de Operações em Emergências alerta para as informações de prevenção que, neste momento, são as mesmas indicadas para outras síndromes respiratórias, como a Influenza. 
As principais medidas são: evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas; lavar frequentemente as mãos, especialmente após o contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar; usar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres pratos, copos ou garrafas.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.