Política

“Aplicação de recursos na justiça não é despesa, é investimento”, diz Alvaro Dias 

O senador pré-candidato à presidência pelo Podemos, Alvaro Dias, esteve na sede da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe) na manhã de terça-feira (31). Os temas da visita foram o apoio aos novos Tribunais Regionais Federais e o combate à corrupção. 
O Presidente da Apajufe, Fabrício Bittencourt da Cruz, ao falar sobre as perspectivas do novo Tribunal Regional da 6ª Região explanou o que se espera do novo TRF. “Nós temos a perspectiva de ter um tribunal do futuro. O TRF6 chegaria em um contexto de processo eletrônico já extremamente estabilizado, com índice de credibilidade e confiabilidade altíssimo, com a chance de ser um tribunal diferente de todos que já foram criados. Com uma estrutura minimalista, com atuações assíncronas, ou seja, não haveria a necessidade de todos trabalharem nos mesmos períodos, e geraria enormes vantagens orçamentárias e ambientais”, destacou
O senador Alvaro Dias, defendeu, por sua vez, a importância dos novos tribunais. “Eu defendo a tese de que a aplicação de recursos na justiça e no Poder Judiciário não é despesa, é investimento. Estamos verificando que se trata de um investimento importante para o país, porque certamente a recuperação de recursos subtraídos compensam largamente os valores investidos. E tem um custo-benefício superpositivo”, aponta.  
Ao ser indagado sobre o foro privilegiado, o pré-candidato reiterou que é o autor do projeto de lei que reduz o foro privilegiado. “O foro privilegiado atinge mais de 55 mil autoridades brasileiras. Não há em nenhum outro lugar do mundo um foro privilegiado tão abrangente. Com o fim do foro, inauguraremos uma nova justiça no país”, completa. 
O evento contou com a presença de juízes, ex-presidentes da Associação Paranaense dos Juízes Federais e representantes da Associação dos Juízes Federais.