em

Pacientes podem checar consultas médicas pelo celular

A prefeitura de Ponta Grossa anunciou nesta quarta-feira (20), a implantação do sistema digiSus. Trata-se de um aplicativo para smartphone disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS), através do qual o cidadão tem acesso às principais informações ligadas à área de saúde, principalmente datas e detalhes sobre reconsultas e agendamento com especialistas. O aplicativo está vinculado ao Sistema Único de Saúde (SMS) e Ponta Grossa passou a utilizar este ano.

“As consultas encaminhas pelas Unidade Básicas de Saúde (UBS) para o Complexo Regulador passam por um processo de validação. Após o término deste processo o usuário receberá as informações com data, profissional que realizará o procedimento ou consulta e o local onde deverá comparecer, tudo através do aplicativo. Isso vai facilitar a comunicação entre os serviços de saúde e o usuário”, explica o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Robson Xavier.

Além dessa facilidade, a plataforma também disponibilizará informações relacionadas aos tratamentos e acompanhamento que são feitos aos pacientes, principalmente sobre os medicamentos utilizados por eles e a lista de vacina que recebeu na UBS de referência. A intenção é que, em breve, todo o prontuário do paciente seja acessado pelo aplicativo, que pode ser baixado pelo Google Play e App Store.

 

Segurança

Todas as informações serão acessadas por senhas, através do aparelho móvel do usuário, sem preocupação de extravio de dados. Para que o digiSus seja efetivo, é necessário que o usuário tenha seus dados cadastrais atualizados, por exemplo, telefone e endereço. Caso estejam desatualizados, basta procurar a UBS mais próxima ou repassar as informações para os agentes comunitários de saúde e solicitar a atualização dos dados. Há uma perspectiva que no ano de 2020 todas as informações de saúde estejam integradas, tanto os serviços públicos, quanto os privados. O agendamento continuará sendo realizado nas UBS.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.