em

Aplicativo inédito facilita doações para entidades

O aplicativo Paraná Solidário, lançado há pouco mais de um mês, permite que a população faça doações diretamente a instituições beneficentes do estado. A ferramenta, inédita no Brasil, permite a destinação de itens como alimentação, calçados, cama/mesa/banho, higiene e limpeza, material escolar, vestuário, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, livros, materiais esportivos e veículos para as instituições cadastradas.

A tecnologia, idealizada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, com apoio técnico da Celepar, é uma ponte entre empresas e pessoas físicas com as entidades cadastradas.

Em um mês, o aplicativo Paraná Solidário atingiu a marca de 460 doadores e 240 instituições cadastradas. Somente em Ponta Grossa, cinco entidades já realizaram o cadastramento, entre elas, a Cáritas Diocesana Ponta Grossa e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

"O aplicativo traz uma revolução no Paraná onde o governo do Estado tem um papel facilitador proporcionando a eficiência no processo das doações. Para o estado também gera uma economia no sentido de não precisar ter um espaço para armazenamento das doações já que as mesmas são direcionadas de forma direta às instituições", destaca André Telles, assessor de Gestão Inteligente e Inovação da Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho. 

APP

Disponível para os sistemas Android e IOS, o app é gratuito e promove a doação direta entre os cidadãos e as entidades beneficentes que atendem crianças, adolescentes, idosos, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua e indígenas. O usuário pode escolher para qual entidade quer doar, num raio de até 50 quilômetros de sua localização.

"É muito importante que as entidades façam o cadastramento pelo aplicativo e insiram todas as informações necessárias como a constituição jurídica estabelecida e a sua razão social para que o doador se sinta confortável para realizar a doação.O Paraná tem entidades que exercem trabalhos maravilhosos e que realmente precisam de ajuda", aponta Telles.

Itens

Somente neste primeiro mês, mais de 50 itens diferentes foram doados pelos usuários. Os mais pedidos pelas entidades são higiene/limpeza, alimentação, vestuário, além de calçados, cama/mesa/banho, material escolar, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, material de construção, equipamentos médicos e hospitalares, livros, itens esportivos, universitários, veículos, produtos para animais.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.