em

Após 10 anos, Centro de Eventos PAX segue sem conclusão

Após 10 anos do início das obras, o Centro de Apoio Técnico PAX – Centro de Eventos (Campus Oficinas) ainda não teve suas obras concluídas. A construção do prédio, anexo ao já existente Teatro PAX, que também passará por reforma, ficou parada por cerca de cinco anos por conta de um problema com a primeira construtora. Desde então, foi necessário a viabilização de mais recursos para adaptações do projeto e retomada das obras.

De acordo com o prefeito do campus, Eduardo Pereira e o engenheiro Elias Pereira, diretor de obras, os projetos do Centro de Eventos são anteriores a 2009, quando a execução da edificação iniciou sua primeira fase. "Na reformulação do projeto foram procedidos ajustes ainda quanto ao tipo de revestimento, pisos, louças, forros, projetos de ar condicionado e fachada", lembram.

A atual licitação para execução e finalização da obra foi executada em setembro de 2018 e o contrato assinado em novembro de 2018. O valor global da obra licitada era de aproximadamente R$ 4 milhões e os aditivos necessários somam R$ 560 mil, recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A previsão de conclusão era para novembro de 2019, no entanto, o prazo foi novamente estendido até março de 2020.

"Isto foi necessário devido a mais ajustes nos projetos para adequações às normativas vigentes atualmente como, por exemplo, do tipo de vidro utilizado nas janelas, visando a segurança dos usuários", destaca o engenheiro.

Andamento

Apesar da prorrogação de entrega, a obra avança com os revestimentos internos e a conclusão das instalações elétricas e hidráulicas. Na última semana, também começaram as instalações de esquadrias – janelas e vidros – fator que irá permitir o início dos trabalhos de acabamento nas fachadas externas.

"A equipe da Gestão da UEPG está otimista quando a possibilidade de finalização da obra, pois será um ganho também para toda a região dos Campos Gerais", disse o prefeito do campus.

Estrutura

O prédio servirá de espaço para todos os eventos da universidade, que hoje acontecem em outros locais da cidade. A estrutura contará com quatro pavimentos, que totalizam uma área de 4,4 mil metros quadrados.

Ele será dotado de elevadores possibilitando o acesso às pessoas com deficiência, assim como as instalações sanitárias em todos os andares com equipamentos de acessibilidade.

O projeto também prevê estacionamento coberto e estacionamento externo; salas amplas para diversos eventos simultâneos, auditórios e uma sala para exposição de filmes; espaço para vivência; amplo salão para exposições; e áreas de serviço (recepção, copa e secretaria).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.