em

Após 23 anos de espera, parque de Olarias sai do papel

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, estabeleceu o dia 22 de março, Dia Mundial da Água, como data prevista para a apresentação* do parque de Olarias. O anúncio foi feito na quarta-feira (19), durante evento de assinatura da concessão do Parque Estadual de Vila Velha à iniciativa privada.

A prefeitura já havia previsto a entrega do espaço para uso por, pelo menos, duas vezes (para setembro e dezembro do ano passado). Mas essa é a primeira vez que a data parece coincidir com o status da obra. O entorno do lago de Olarias começou a receber obras paisagísticas, como o plantio de grama e a instalação de parque infantil, equipamentos de ginástica e pista de caminhada.

Nos finais de semana, o local já é largamente frequentado por famílias, mesmo que ainda em meio a manilhas, asfalto em fase de finalização e sem o plantio de árvores ou instalação de bancos.

Após 23 anos desde sua primeira licitação, a proposta do parque de Olarias deixa de ser uma ideia, e o novo espaço de lazer começa a ser usufruído pela população.

Em seu discurso, Rangel convidou as lideranças – entre elas o governador Ratinho Junior (PSD) e o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Marcio Nunes, para participar do evento, assim como o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado, Hussein Bakri (PSD), que viabilizou a destinação, via governo do Estado de boa parte dos recursos para obras no local.

 

Investimento

Até meados de 2019, o valor investido no lago era de cerca de R$ 15 milhões. Com as obras do entorno, o investimento deve alcançar R$ 25 milhões, conforme estimativa apresentada pelo município no ano passado. O local deve servir para práticas esportivas e de lazer, além de eventos. O projeto original prevê a formação de mais quatro lagos. O município também investe em melhorias viárias para acesso ao parque, como o prolongamento da rua Leopoldo Cunha e o alargamento da rua Aristides Lobo.

 

Linha do tempo do lago de Olarias

1997 – é publicada da primeira licitação prevendo a construção do lago de Olarias. A obra começou, mas parou em 2004, no final do mandado do prefeito Péricles de Holleben Mello.

2014 – a obra é retomada, na primeira gestão do prefeito Marcelo Rangel, após uma paralisação que durou 10 anos.

2015 – é concluída primeira etapa da obra, com a barragem e vertedouro nas proximidades da rua Aldo Vergani.

2016 – é concluída segunda etapa da obra do lago, com a conclusão da barragem e vertedouro nas imediações da rua Ivo Mendes Barreto.

2017 – prefeitura conclui projeto paisagístico do parque e lago passa por testes estruturais. Entorno recebe iluminação em LED. Lago faz parte do cenário.

2018 – prefeitura sinaliza proibição de nado e pesca. Lago é apenas para contemplação. Exames analisam qualidade da água, prefeitura recolhe lixo.

2019 – pesquisa da UEPG confirma que lago é para contemplação. Prefeitura libera pesca esportiva. Lago recebe obras de anfiteatro, ciclovia e arruamento.

2020 – parque recebe mais iluminação, pavimentação, já conta com parque infantil e equipamentos de ginástica. Apresentação é prevista para março.

FONTE: Assessoria de imprensa da PMPG

*O DC havia originalmente publicada que o dia 22 de março marcaria a inauguração do parque de Olarias. No entanto, a assessoria de imprensa informou que o que está agendado é um evento de apresentação, não de inauguração. A diferenciação ocorre porque, de acordo com o município, ainda há muitas obras em andamento, não sendo possível considerar o espaço como definitivamente entregue

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.