Receitas

Aprenda a fazer um almoço completo em 20 minutos

A alimentação é um dos momentos mais importantes do dia, mas, muitas vezes, acaba ficando em segundo plano em meio a rotinas cada vez mais corridas. No entanto, nem sempre é preciso abrir mão de uma comida boa e caseira, mesmo nos dias mais atarefados. Para provar isso, a Youtuber Gisele Souza, do canal Receitas de Minuto, ensina o passo a passo de quatro receitas rápidas e fáceis, que mostram que nem sempre é necessário gastar horas na cozinha para comer bem. Que tal apenas 20 minutos no preparo do almoço? Acompanhe!

 

 

ARROZ DE COSTELINHA

Ingredientes

- 6 costelinhas

- 50g de bacon

- ½ cebola triturada

- 2 dentes de alho

- 1 xícara (chá) de arroz

- sal

- pimenta do reino

- 2 xícaras (chá) de água

- ½ colher (chá) açafrão da terra

- 1 xícara (chá) e cenoura

- 1 xícara (chá) de vagem macarrão

 

Instruções:

Em uma frigideira bem quente doure as costelinhas (previamente temperadas com sal, pimenta e limão) aos poucos para que fiquem bem douradas. Junte o bacon picado, ½ cebola, 2 dentes de alho e 1 xícara de arroz e misture bem.

Adicione o sal, pimenta do reino e 2 xícaras de água, misture, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Adicione ½ colher (chá) de açafrão da terra, cenoura em cubos, vagem picada e misture bem,. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo até que a água seque e aproveite.

Observações:

COSTELINHA: Se puder peça para o açougueiro cortar ela em 2 ou 3 partes para que fiquem menores e mais fáceis de misturar com os outros ingredientes.

ARROZ: Eu usei o agulinha, mas se desejar use o parborizado ou integral.

LEGUMES: Eles estavam crus para que cozinhem junto com o arroz, assim ficaram cozidos, porém levemente crocantes.

TEMPERO: Use qual desejar. Aqui usamos temperos básicos e que gostamos de usar.

AÇAFRÃO: Ele vai dar cor ao arroz e pode ser substituído por colorau ou páprica.

BACON: Caso queira, frite ele antes de adicionar no arroz.

GORDURA: Dependendo da sua costelinha ela pode soltar bastante gordura, então antes de preparar o arroz remova para que seu arroz não fique gorduroso.

CRU: Se você dourar bem a costelinha ela só vai precisar do tempo do arroz para terminar a cocção, então não se preocupe.

 

 

MOQUECA INDIVIDUAL NO PAPELOTE

Ingredientes:

- 3 postas de peixe branco

- 9 camarões (opcional)

- 1 vidro de leite de coco (200ml)

- 1 colher (chá) de azeite de dendê

- suco de 1 limão

- pimentões (amarelo, verde e vermelho)

- tomate sem sementes

- cebola roxa

- gengibre ralado (a gosto)

- sal e pimenta do reino (a gosto)

- cheiro verde (a gosto)

 

Instruções:

Comece preparando o molho misturando 1 vidrinho de leite de coco, 1 colher (chá) de azeite de dendê, suco de 1 limão, 1 pitada de pimenta do reino e 1 pitada de sal e misture bem. Acomode em cima de uma folha de papel alumínio a um pouco de cebola, tomate os pimentões, rale o gengibre em cima e tempere com sal e pimenta e junte o peixe branco da sua preferência os camarões (opcional). Tempere com mais um pouco de sal e pimenta e regue com o molho. Cubra com outra folha de papel alumínio formando um envelope bem fechado. Leve ao forno por 20 minutos preaquecido a 200°C por. Sirva com coentro picado e aproveite.

Observações:

PEIXE: Pode usar o peixe branco que você gostar, aqui usamos o cação, que é ótimo por não ter aqueles pequenos espinhos e sim o osso no centro, mas você pode usar tilápia por exemplo.

TEMPEROS: Indico que você tempere com um pouco de sal e pimenta entre cada camada, ou seja, colocou pimentões, tempera, colou peixe, tempera, e por aí vai. Assim não fica só o tempero do molho ok?

ACOMPANHAMENTO: Sirva com farofa, arroz branco que vai ser maravilhoso.

CAMARÃO: Não é obrigatório, mas claro que fica delicioso com, mas pode usar camarão congelado (descongelado) também.

 

SALADA DE MACARRÃO TROPICAL

Ingredientes:

Molho:

- ½ xícara (chá) de maionese

- ½ xícara (chá) de creme de leite

- ½ xícara (chá) da conserva do abacaxi

- 1 colher (chá) de alho flocado

- 1 colher (sopa) de mostarda

- 1 pitada de sal

- pimenta do reino

 

Salada:

- 250g de macarrão cozido

- ½ xícara (chá) de pimentão amarelo

- 5 rodelas de abacaxi em conserva (picado)

- 250g de presunto picado.

- 2 tomates picados sem semente

- 1 pepino sem sementes

- 1 xícara (chá) de cebolinha picada

 

Instruções:

Em uma tigela coloque todos os ingredientes do molho e misture muito bem. Em outra tigela coloque 250g de macarrão já cozido e frio e junte todos os outros ingredientes e misture bem. Coloque o molho e misture para ficar tudo bem envolvido. Leve para gelar e sirva sempre bem geladinho.

Observações:

TOMATE: Se quiser e preferir, troque o tomate comum pelo cereja, mas sempre sem sementes para não ficar muito líquido.

ABACAXI: Usei o em conserva por ser adocicado, mas caso use o natural pode fazer suco de abacaxi (1/4 xícara) para ser adicionado no molho no lugar da calda.

CEBOLINHA: Se preferir, use cebola roxa que é bem adocicada.

CONSERVAÇÃO: Como essa salada possui vegetais bem delicados, é legal consumir no máximo em 3 dias, ou pode acabar ficando rançoso e até azedar.

 

OMELETE DE FORNO DE QUEIJO E TOMATE

Ingredientes:

- 3 ovos

- 100g de queijo branco

- 1 tomate (sem sementes)

- ¼ colher (chá) de azeite

- ¼ xícara (chá) de leite

- cream cheese (a gosto)

- manjericão (a gosto)

- salsinha (a gosto)

- pimenta do reino (a gosto)

- sal (a gosto)

 

Instruções:

Em uma tigela bata os ovos com o leite, e tempere com sal, pimenta do reino. Em uma forma pequena (15cm) untada, coloque o tomate picado sem sementes, o queijo branco picado, manjericão, cream cheese. Coloque a mistura de ovos, finalize com salsinha picada e leve para assar me forno preaquecido a 200°C por cerca de 20 minutos ou até dourar.

 

Observações:

RECHEIO: Fiz de queijo branco e tomate, mas você pode usar o que tiver na sua geladeira. Eu mesma já fiz com legumes, salsicha, presunto e tudo o que a criatividade permitir.

FARINHA: Se você quiser adicionar algum tipo de farinha para render mais e assar mais rápido, aconselho a pensar em farinhas boas, como aveia por exemplo.

FORMA: Essa quantidade é para 2 pessoas e rende uma forma pequena de 15cm, então se for para mais pessoas dobre ou até triplique a receita.

ESPERE ESFRIAR: Espere esfriar um pouco antes de tirar da forma para que tudo volte ao lugar e não quebre.

CONSERVAÇÃO: Guarde na geladeira bem embalado por 3 dias, não recomendo o congelamento, pois pode ficar com textura esponjosa.

 

 

BÔNUS: Dicas fazer um purê de batata perfeito e cremoso

Quem não ama um purê de batata bem lisinho e cremoso? Sabia que é super simples ter resultado igual de restaurante ser precisar de equipamentos sofisticados ou ser um grande chef? Então corre para ver as dicas da Gisele Souza para aprender como fazer essa delicia e arrasar no próximo almoço em família.

SEMPRE COZINHE MUITO BEM: Um dos erros ao fazer purê é não cozinhar as batatas completamente, e assim o purê acaba ficando com pedaços mais duros então não tenha pressa e deixe a batata cozinhar até que fique macia ao ponto de amassar com um garfo sem fazer esforço. Você pode cozinhar na água que é o método mais tradicional ou ainda no microondas, vapor e assar, mas eu gosto de fazer no método tradicional.

AMASSAR: O que não falta são utensílios de amassar batata! Existe aquele manual que você usa direto na panela ou ainda um que chama passa verduras que parece uma pipoqueira ou o clássico amassador de batatas da vovó. Esses métodos são melhores, pois não fazem com que a batata libere excesso de amido e vire uma cola, que é o que acontece quando batemos a batata no mixer ou liquidificador, e assim seu purê fica com textura gosmenta o que não é muito agradável.

LÍQUIDO: Você não precisa usar só leite, pode usar também creme de leite, requeijão, creme de ricota e por aí vai.

MANTEIGA: A manteiga além de sabor dá brilho e cremosidade ao seu purê. Claro que você pode fazer com margarina ou ainda manteiga geeh ou de garrafa, mas sempre coloque aos poucos para não ficar gorduroso.

TEMPEROS: Outra coisa que faz seu purê perfeito é temperar ele muito bem. Não só com sal, mas também pimenta do reino, salsinha e se quiser um pouco de noz-moscada, que dá um sabor especial!

CONSERVAÇÃO: Purê de batata não deve ser congelado, a textura por conta do amido fica granulada então por isso não é recomendado. Na geladeira você deve consumir em 4 dias.

 

Confira os vídeos das receitas:

 

Gisele Souza comanda o canal do Youtube 'Receitas de Minuto', que traz semanalmente (segundas, quartas e sextas-feiras, às 10 horas), vídeos com receitas variadas, dicas de cozinha, sugestões de substituição de alimentos, entre outros temas relacionados à gastronomia. (https://www.youtube.com/receitasdeminuto)