em

Aprenda a preparar um delicioso estrogonofe de brócolis, cogumelos e castanhas

Por conta de sua importância para o bom funcionamento do organismo e manutenção da saúde, a alimentação acaba sendo motivo de muito estudo, debate e discussão. Principalmente nos dias de hoje, algumas formas mais alternativas de alimentação deixam de ser tabu e motivo de preconceito e acabam se tornando até mesmo o estilo de vida de muitas pessoas que, por diversos motivos, incluindo restrições alimentares, apostam em uma dieta mais saudável, orgânica e sem carne.

A Chef Gabi Mahamud, por exemplo, autora do livro Flor de Sal, descobriu na cozinha sua vocação. Desde 2016, ela compartilha em seu blog diversas receitas para uma alimentação natural e consciente, ensinando a combater o desperdício de alimentos e a ter mais consciência na hora de consumir.

Seu livro apresenta uma releitura vegana e sem glúten de receitas clássicas e, o melhor, com ingredientes acessíveis. Confira uma delas a seguir:

 

ESTROGONOFE DE BRÓCOLIS, COGUMELOS E CASTANHAS

 

Ingredientes:

– 2 dentes de alho

– 3 tomates italianos

– ½ xícara de talos de brócolis

– ½ xícara de cogumelos

– ½ xícara de mix de castanhas

– 1 xícara de creme base (receita abaixo)

– 2 colheres (sopa) de azeite

– ¼ de xícara de vinagre branco 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

– ½ colher (chá) de noz-moscada em pó

– ½ colher (chá) de orégano seco

– uma pitada de páprica defumada

– uma pitada de canela em pó

– 1 cravo-da-índia 1 folha de louro

– ½ xícara de água filtrada sal a gosto

 

Modo de preparo:

Antes de começar, deixe tudo preparado: descasque e triture o alho, corte o tomate em cubinhos, pique os talos de brócolis em pedaços menores, fatie os cogumelos e quebre ligeiramente as castanhas. Prepare seu creme base e deixe os demais ingredientes separados.

Em uma panela grande, coloque o azeite e refogue o alho. Acrescente os tomates e deixe murchar bem. Adicione o vinagre, o açúcar mascavo e os temperos e deixe apurar bem, até que seque quase todo o líquido.

Coloque os talos de brócolis, os cogumelos, as castanhas e a água e deixe ferver. Quando a água estiver quase terminando de secar, verifique se os talos estão cozidos – se não estiverem, acrescente um pouco mais de água e deixe chegar ao ponto. Por fim, junte o creme base, misture bem e deixe aquecer para pegar o sabor. Acerte o sal a gosto.

DICA: Experimente preparar esta receita com pinhão, palmito, milho ou tofu no lugar dos brócolis, das castanhas e do cogumelo. Você também pode substituir o "creme base" pela mesma quantidade do seu leite vegetal preferido batido com um inhame pequeno.O "creme base" pode ser usado para fazer iogurte vegano, cobertura de bolo, molho branco e substituir o creme de leite das mais diversas preparações.

 

Creme base

Ingredientes:

– 1 xícara de castanha-de-caju crua

– 1 xícara de leite vegetal

– 100 g de tofu

 

Modo de preparo:

Deixe as castanhas de molho por pelo menos 8 horas. Escorra, descarte a água do demolho e lave-as bem.

Em um liquidificador, bata as castanhas com o leite por mais ou menos 2 minutos, até obter uma mistura cremosa; se for preciso, abra o liquidificador e vá raspando as beiradas até que fique tudo bem misturado.

Acrescente o tofu e bata bem até ficar bem homogêneo e com uma textura aveludada. Esta base é uma ótima substituta para o creme de leite.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.