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Arquitetura para fechar negócios: Como serão os ambientes corporativos

Ao longo da última década os escritórios modernos sentiram a necessidade de se adaptar às novas diretrizes da administração, trazendo espaços mais integrados, confortáveis e produtivos para os colaboradores. Agora, o que tem se observado, segundo a arquiteta especializada em ambientes corporativos Sharise Gulin, é que esses espaços mais receptivos têm agradado também os clientes das empresas. Com isso, começou-se a pensar em uma nova forma de ambientar as áreas da empresa utilizadas para negociação.

Salas de CEO’s e de reuniões do futuro começam a tomar uma forma diferente, mais agradável, com o intuito deixar o ambiente favorável ao fechamento de negócios. Desde a iluminação até o layout do ambiente, bem como os materiais utilizados no acabamento, influenciam o momento que cerca uma negociação.

“Em visita ao iSaloni 2017,  Salão Internacional do Móvel de Milão, foquei na mostra Workplace 3.0 e tudo que vi fez alusão à sensação de conforto para o ambiente de trabalho. As cores apareceram de forma mais marcantes, os móveis com revestimentos aconchegantes e a iluminação indireta. Pude conhecer o arquiteto iraniano Arash Ahmadi, um dos responsáveis pelos novos conceitos apresentados na mostra. No ambiente cercado de cores, tapeçaria, formas orgânicas e contato com a natureza, o objetivo foi repensar a forma como são tratados os ambientes de negócios. No Irã os negócios são fechados em rodas de conversas, sentados em tapetes. O encontro com Arash foi uma inspiração”, comenta Sharise Gulin, da Sharise Arquitetura, escritório especializado em ambientes corporativos.

De acordo com a profissional, o ambiente onde serão realizadas as mais importantes negociações na empresa deve ser projetado com a intenção correta. Ambientes agradáveis podem deixar os envolvidos mais relaxados, favorecendo a negociação, ou até permitir uma melhor leitura da linguagem corporal dos envolvidos. “Atualmente já utilizo muito a composição de lounges para áreas comuns, salas de reuniões e de CEO’s. O Workplace deste ano em Milão, só confirmou que este é o caminho dos espaços corporativos do futuro”, finaliza.

 

Dicas para um ambiente que favoreça uma boa negociação

– Crie ambientes onde os clientes sintam-se bem e tenham a oportunidade de se conectar com a cultura da empresa.

– Utilize a luz natural a seu favor, porém evite luz solar direta para que não precise fechar as cortinas.

– O ambiente deve passar sensação de privacidade, pois normalmente os assuntos são confidenciais. Para isso evite espaços muito amplos ou com pouco mobiliário.

– Cores têm efeito sobre o humor e espírito das pessoas. Branco é muito frio, deixa o ambiente estéril. Azul e verde são mais frios, porém remetem ao natural. Vermelho e amarelo são quentes. Busque equilíbrio.

– Detalhes decorativos e quadros nas paredes trazem sensação de lar. Provocam relaxamento e familiaridade ao espaço.

– Tapetes com textura mais espessa trazem aconchego, assim como piso de textura natural, como a madeira.

– O layout dos móveis conduzem a maneira da negociação. Uma mesa é uma barreira entre as pessoas, apesar de ser refúgio para algumas. Impede a leitura corporal.

– Mesa redonda pode ser uma solução mais neutra e mesas laterais em um ambiente “lounge” resolvem bem a necessidade de apoio.

– Poltronas favorecem a sensação de relaxamento em uma negociação e se for algo mais intimista, um sofá permite melhor contato entre as partes e o diálogo.

Salas de CEO’s e de reuniões do futuro começam a tomar uma forma diferente, mais agradável

Foto: Divulgação

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