em

Assaltos a comércios reduzem em PG e região

O número de assaltos a comércios de Ponta Grossa e municípios da região dos Campos Gerais – que integram a 13ª Subdivisão Policial (SDP) – reduziu 31,11% neste ano se comparado ao mesmo tipo de crime registrado em 2017. As informações são do relatório estatístico criminal elaborado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Os dados mostraram que, em 2017, de janeiro a setembro, foram registrados 569 crimes desta natureza. Já em 2018 o número reduziu para 392 assaltos em estabelecimentos comerciais no mesmo período. Outra redução em Ponta Grossa e região foram os assaltos em ambientes públicos. Durante os nove primeiros meses de 2017 foram 1662 assaltos contra 1565 casos registrados no mesmo período deste ano.

Já em todo o Paraná, de janeiro a setembro foram registrados 25 mil furtos e roubos a menos que no mesmo período do ano passado. O crime de roubo reduziu em 24%, resultando em 14.572 ocorrências a menos durante o período (em 2018 foram 46.116 ocorrências, contra 60.688 em 2017).

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Júlio Reis, o levantamento mostra redução significativa na maioria dos crimes patrimoniais. “Recentemente divulgamos a diminuição do número de homicídio e agora também de crimes patrimoniais, que era outro grande desafio proposto pela governadora Cida Borghetti. Na somatória de furtos e roubos foram 25 mil casos a menos neste ano. Este é um dado extremamente relevante que coroa o esforço da polícia e representa mais tranquilidade para os paranaenses na preservação de seu patrimônio”, disse.

Paraná

A maior redução de roubos em todo o Estado foi na 7ª Área Integrada de Segurança Pública de Guarapuava (-44,2%), seguido pela 16ª AISP de Paranavaí (-43,7%) e pela 20ª AISP de Londrina (-42%). Em Curitiba, que abrange a 1ª AISP, a redução foi de 18,4%, e nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, que pertencem a 2ª AISP, a redução foi ainda maior -25,5%.

Entre as modalidades de roubo pode-se perceber diminuição no índice de roubo de veículos (-31,4%), roubo a residência (-27,2%), roubo em ambiente público (-22,4%) e roubo a comércio (-25%).

Para a comandante-geral da Polícia Militar, coronel Audilene Dias Rocha, os resultados refletem um novo modelo de policiamento ostensivo praticado no Estado, que associa trabalho de inteligência, integração, e mais proximidade da polícia com a comunidade. “A Polícia Militar, além de fazer o policiamento ostensivo, preventivo, fez inúmeras operações”, disse a comandante. Segundo ela, outra coisa que contribuiu muito, principalmente em cidades menores, é que o policial conhece a população.

“Esse contato próximo com a comunidade faz com que ele obtenha muitas informações e trabalhe em cima disso. Já nos grandes centros, as operações integradas com outras forças de segurança são muito utilizadas, principalmente em épocas que tem feriado prolongado, como agora no Natal”, afirmou.

Segurança

Segundo a PM, as lojas devem estar atentas com pontos de vigilância como câmeras de segurança, identificação dos funcionários com uniformes e crachás, além de fiscais de loja para ficar atento aos casos de furtos. As dicas são importantes no sentido de tentar reduzir a oportunidade dos assaltantes agirem contra as vítimas, principalmente, no período que antecede o Natal.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.