em

Associação dos Municípios do Paraná debate soluções para Programa Mais Médicos

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, estará em Brasília, nesta segunda-feira (19), para debater soluções para o Programa Mais Médicos em reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O Paraná tem 458 médicos no projeto, que atuam em 187 municípios e em dois distritos sanitários indígenas. Cerca de 50% deles são cubanos.

Na última quarta-feira (14), Schiavini enviou ofício ao ministro da Saúde, Gilmar Occhi, sobre o futuro do programa. O pedido foi feito acatando solicitação dos prefeitos do Paraná, que ficaram preocupados com as notícias veiculadas no dia 14 de novembro de que o Governo de Cuba decidiu sair do programa.

"Por conta da apreensão gerada entre os prefeitos pela notícia, gostaríamos de saber quais alternativas serão implantadas em relação ao programa Mais Médicos. A dúvida deve-se à necessidade que os prefeitos têm de saber de que maneira o programa terá continuidade, garantindo assistência na atenção básica à população paranaense e brasileira", reivindicou Schiavini no pedido.

No Brasil, o Mais Médicos – projeto iniciado em 2013 – abriu 18.240 vagas para profissionais em mais de quatro mil municípios, atendendo a cerca de 63 milhões de brasileiros, de acordo dados do Ministério da Saúde.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.