em

Atletas de Tibagi conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom

A equipe da Associação Tibagiana de Canoagem (Atica) já se prepara para outra competição neste final de semana depois de conquistar medalhas no Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom 1ª divisão e Seletiva Nacional, prova disputada em Foz do Iguaçu no final de semana passado, e que define atletas que irão representar o Brasil em eventos internacionais.

Os preparativos agora são para o Campeonato Pan-americano e Sul-americano de Canoagem Slalom, em Três Coroas, Rio Grande do Sul. A competição contará com atletas de nove países da América e Tibagi estará com quatro representantes: Andre de Paula, Anderson Moura, Renan Soares e Vitor Ferreira.

Nessa quarta-feira (17), o prefeito Rildo Leonardi e a vice-prefeita, Helynez Santos Ribas, receberam, no gabinete, a equipe de 14 atletas da Atica que disputou em Foz do Iguaçu, em diferentes categorias e conquistou o 4° lugar geral por equipe, ficando a frente de equipes com grande história na canoagem brasileira, como a Asteca do Rio Grande do Sul e a Ascapi de São Paulo. O destaque foi Allan Kauã da Silva Ferreira, O Kauazinho, de 13 anos, que trouxe quatro medalhas na mala, duas de ouro e duas de prata.

Também foram medalhistas, Paulo Cezar de Mello dos Santos Junior, que garantiu a prata na categoria C2 menor. Na prova por equipe, Anderson Moura, Vitor Ferreira e Andre de Paula ficaram com o bronze. Andre também conquistou a medalha de prata na prova do cross boat.

Os atletas Anderson de Moura e Vitor Ferreira estão entre os cinco primeiros em suas categorias e para ano que vem eles estarão na disputa por uma vaga internacional.

O atleta e técnico da Atica, Andre de Paula, ressaltou a evolução dos atletas e também faz apostas para competições futuras. "Eu sempre penso no passo a passo, que a gente tem que subir degrauzinho por degrauzinho e está acontecendo. Os meninos estão conseguindo medalhas, ganhando experiência. Tem alguns que já estão competindo em nível nacional. No esporte, a gente não consegue nada do dia para noite e as coisas estão acontecendo. Eu acho que, a partir do ano que vem, já vamos ter campeões brasileiros", afirmou Andre.

O prefeito Rildo Leonardi frisou a importância do incentivo ao esporte, visto que em breve Tibagi ganhará uma pista semi-artificial de canoagem. “Tibagi tem esse viés esportivo por causa do rio e por isso fomos buscar investimentos para melhorar as condições de treinamento para eles. Se sem a pista eles estão conquistando ótimos resultados, imaginem quando tivermos o projeto finalizado. Será um investimento de grande porte, mas que com certeza vai elevar o nível de competitividade de nossos atletas”, estimou o prefeito.

Além dos medalhistas, também disputaram as provas do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom representando Tibagi: João Marcos Soares Junior, Natasha Ferreira, Bruno Gustavo de Castro Martins, Ravanna Liedmann Ribeiro, Luiz Marcelo de Castro, Luiz Fernando Cordeiro, Luiz Gustavo Ferreira da Silva, Jean Lucas Ramos Coutinho e Renan Soares.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.