em

Audiência pública discutirá ‘Tarifa zero’ no transporte público

Durante o pequeno expediente da sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa nesta quarta-feira (16), o vereador Felipe Passos (PSDB) destacou que organiza para o dia 5 de novembro, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, audiência pública com o tema 'PG pode ser terceira cidade do PR a aderir o Tarifa Zero no transporte público. 
Passos é autor do projeto de Lei 351/19, que pretende instituir 'Tarifa zero' no sistema de transporte público de Ponta Grossa. A proposta é que não haja mais cobrança de tarifa dos passageiros. Segundo o vereador, a ideia é que em vez de fornecer vale-transporte para seus funcionários, a empresa pagasse mensalmente uma espécie de “tributo” diretamente para um fundo administrado pela Prefeitura. Esse valor seria utilizado para custear todo o funcionamento do sistema de transporte público. "O valor desse repasse seria baseado no número de trabalhadores empregados, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Estes dados seriam cruzados com os da Relação Anual de Informações Sociais (Rais)", explica. 
O vereador esteve no início do mês em audiência pública realizada pelo deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), para tratar o assunto. 
A proposta também deve ser apresentada em âmbito nacional, por meio de projeto de iniciativa popular, proposto pelo Instituto Brasil Transportes, que propõe a criação de um fundo nacional de transporte urbano, a ser formado com recursos de rubricas legais já existentes, que vai garantir a tarifa gratuita do ônibus em nível nacional. 
Durante o pequeno expediente, Passos explicou ainda que não compareceu à reunião da Associação Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) na segunda-feira (14) para tratar do assunto devido a problemas de saúde. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.