em

Audiências públicas discutem uso de defensivos agrícolas

Nesta semana acontecem em Ponta Grossa duas audiências públicas sobre uso de defensivos na produção de alimentos. Na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, o evento acontece nesta quarta-feira (14), às 19 horas. Intitulada 'A verdade sobre os defensivos agrícolas, a audiência vai reunir produtores e especialistas do setor para discutir o uso dos defensivos na produção de alimentos. Outra audiência acontece na quinta-feira (15), no Teatro Pax, às 14 horas e é promovida pelo Ministério Público do Trabalho, em parceria com outras entidades. 
Proposta pelo vereador Vinícius Camargo (PMB), a audiência que ocorre na Câmara de Vereadores  pretende conscientizar a população sobre o uso de defensivos na produção de alimentos, especialmente na produção em larga escala. "Hoje o planeta só consegue alimentar todos os habitantes porque usamos defensivos agrícolas. Até o uso do termo agrotóxico é incorreto, porque dá uma conotação muito ruim e incorreta", destaca Camargo. 
Ao usar a tribuna durante sessão ordinária realizada na última semana, o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto, falou sobre o assunto. Segundo ele, a necessidade de discussão do tema foi motivada após a entidade verificar alguns outdoors e busdoors na cidade que divulgam, conforme ele de forma errada, que cada pessoa está consumindo o equivalente a 11 litros de agrotóxicos todo ano. "De grosso modo, somaram o quanto é vendido de defensivo e dividiram pela quantidade de pessoas que moram na região. Mas, esta informação não é real. Muitos dos defensivos são usados em culturas que não consumimos, como no cultivo de pinus, para produção de madeira, por exemplo", aponta Ribas Netto, ressaltando a importância de se discutir o assunto. "Hoje os defensivos são fundamentais na produção, não apenas no que se refere aos ganhos em produtividade como também na qualidade dos alimentos", reforça. 
Os outdoors a que se refere Ribas Netto foram divulgados através de uma campanha promovida pelo Ministério Público do Trabalho, Associação Paranaense dos Expostos ao Amianto (Aprea) e Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, realizada em todo o estado. Em Ponta Grossa, o grupo é responsável pela promoção de audiência pública sobre o tema na quinta-feira, no Teatro Pax.  
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.