em

Auditores fiscais federais agropecuários trabalham para conter foco de Peste Suína Clássica

Um foco de Peste Suína Clássica (PSC) foi confirmado no último dia 6 de outubro, em Forquilha, no Ceará. A doença afeta apenas suínos e não causa danos à saúde humana, mas pode gerar grandes danos econômicos aos produtores. Para evitar que a doença se espalhe por zonas livres, os auditores fiscais federais agropecuários (Affas) estão trabalhando no plano de contenção do surto, criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Peste Suína Clássica já existe no Brasil, embora não tenha sido registrado nenhum caso desde 2009. Diferentemente da Peste Suína Africana (PSA), mais agressiva, recentemente noticiada por ter sido encontrada em países da Europa, África e Ásia, o Brasil não tem nenhum caso desde 1984 e desde 1992 foi considerado livre pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). "Os auditores fiscais federais agropecuários foram decisivos para a contenção da peste suína africana e para a manutenção do status de zona livre. Estamos trabalhando para que o Brasil também atinja este status no caso da peste suína clássica. Esse surto agora está dentro da área não livre e estamos trabalhando para que seja saneada o mais breve possível", afirma o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Maurício Porto.

Há quinze estados no país já reconhecidos pela OIE como zona livre de PSA. Isso é indispensável para que possam exportar. "Estamos trabalhando no saneamento do foco, nossa função é coordenar e executar todas as ações neste sentido. Então, estamos investigando e cadastrando as propriedades da região, fazendo análise clínica dos animais para saber estão sadios e enviando este material para o Laboratório Nacional Agropecuário para realização de exames, além de fiscalizar o trânsito de animais, que está proibido na área atingida pelo surto", explica o Affa, Ives Tavares que está atuando no saneamento do foco no Ceará.

A primeira medida adotada após a confirmação do surto foi isolar a área onde a doença foi identificada. "A região está há mais de 500 km de uma zona livre de peste suína clássica e vamos fazer o isolamento para que nenhum animal da área contaminada possa chegar à zona livre", afirma Tavares. A doença é transmitida pelo contato entre os animais contaminados e sadios.

O Brasil está entre os maiores exportadores de suínos do mundo e os auditores fiscais federais agropecuárias estão trabalhando para o país seja declarado zona livre de peste suína clássica.

Sobre os Auditores Fiscais Federais Agropecuários

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente existem 2,7 mil fiscais na ativa, que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos laboratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.