em

Aula de culinária estimula alimentação saudável

O Centro Municipal de Educação Infantil João Haddad realizou com os alunos uma oficina de alimentação saudável ,do plantio até a colheita e culinária, nesta semana. O projeto tem como objetivo ensinar os benefícios dos alimentos de origem orgânica e incentivar as crianças a experimentarem os sabores dos alimentos cultivados na horta. Além do trabalho educacional com as crianças, a comunidade também terá acesso nos períodos de colheita.

Na prática, as crianças foram transformadas em mini chefs por um dia. O ingrediente principal: beterrabas. O desafio foi fazer, além do suco, o fabuloso 'Red Velvet', bolo vermelho. Após a colheita da raiz tuberosa e o plantio de novas mudas feitas por todas as crianças, elas usaram a própria produção na aula de culinária. Assim, as próprias crianças foram as protagonistas, ensinando as receitas aos alunos com o auxílio das professoras. Mais de 100 crianças participaram da ação.

Os alunos não só plantam os alimentos como também colhem e levam para a sala de aula para serem estudados. "Para eles é muito especial, porque geralmente o que o pai compra no mercado é cheio de veneno e aqui é orgânica", diz a coordenadora pedagógica Emileine de Moraes dos Santos.

Segundo a direção da unidade, a horta não envolveu só as crianças, mas também toda comunidade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente apoiou a ação com a doação da terra e os pais com 120 mudas para os primeiros plantios. A horta foi produzida e em dois espaços: uma no gramado ao lado da quadra de esportes e uma horta maior nos fundos do Cmei.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.