Cidades

Aulas em escolas estão mantidas nesta quarta-feira

Em virtude da greve de parte dos servidores públicos ponta-grossenses, algumas escolas municipais funcionaram de maneira parcial nessa terça-feira (12). Porém, a adesão dos funcionários caiu do primeiro para o segundo dia do movimento. Nessa terça, 80% das unidades funcionaram normalmente, enquanto 20% funcionaram parcialmente. Na segunda-feira o número era de 70% contra 30%, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Educação.

Foram poucas as unidades em que não houve aula. Influenciados por boatos, alguns pais preferiram não enviar as crianças. Porém, todas permaneceram abertas e à disposição das famílias. Naquelas escolas em que houve redução de funcionários, as equipes de gestão reorganizaram as atividades e algumas também contaram com a ajuda de pais dos alunos para que fosse mantida a rotina dos estabelecimentos de ensino. Um exemplo foi na Escola Municipal Professor Paulo Grott, no Núcleo Monteiro Lobato, onde 210 de 240 crianças foram à aula. Quatro pais de alunos deram apoio na zeladoria, recepção dos alunos e até no preparo da merenda.

Na Escola Municipal Professor Sebastião dos Santos e Silva, no Núcleo Santa Mônica, os professores estavam presentes. Porém, devido a boatos de que não haveria profissionais, a maioria dos pais não enviou os alunos. Assim, os professores realizaram hora-atividade e aproveitaram para antecipar a decoração para os festejos juninos.