em

Aulas presenciais podem voltar em outubro na rede municipal de Ponta Grossa

Segundo a secretária de educação, existe um calendário que prevê o retorno a partir de 5 de outubro, mas também é trabalhada a hipótese de não voltar presencialmente neste ano

“Não acredito que o ano letivo está perdido”, afirma a secretária de educação, Esméria Saveli (Foto: José Aldinan/DC)

Por Millena Sartori

As aulas presenciais da rede municipal de ensino de Ponta Grossa não voltarão a ser realizadas antes de outubro. A garantia foi feita pela secretária de Educação, Esméria Saveli, que em entrevista ao Diário dos Campos explicou quais são os planos da Prefeitura para os alunos das escolas municipais, que tiveram as aulas presenciais suspensas no final de março e, desde abril, estão tendo os conteúdos sendo transmitidos à distância, através da TV Educativa (mantida pelo município).

“A previsão para o retorno nós fazemos todos os meses. Tinha um calendário que previa agosto, um que previa setembro, mas a gente já descartou, e existe um calendário que estamos prevendo o retorno a partir de 5 de outubro, mas isso depende de como vai estar a situação da pandemia, principalmente na nossa cidade. Antes de retornar precisamos pensar em uma logística que dê segurança aos alunos, nossos professores, e tranquilidade aos pais”, apontou a secretária, que destaca, porém, que também é trabalhada a hipótese de que as aulas sigam remotamente até o final do ano.

De um jeito ou de outro, a gestora afirma que o ano letivo será finalizado até dezembro de 2020. “Eu não acredito que o ano letivo está perdido. Nesse ano letivo mudou a relação da escolarização, do trabalho com o conhecimento, que até então era de forma presencial. A relação do aluno com o professor e os coleguinhas passa a ser virtual, através da televisão, das tarefas que são enviadas. O ano não está perdido; foi uma grande lição pra nós. Aprendemos a entender melhor a relação professor-aluno e acho que os pais viram como é difícil o trabalho do professor”, avaliou Esméria.

Aulas pela TV

A secretária de educação destacou que as aulas que estão sendo transmitidas pela televisão contam como hora-aula; a presença dos alunos é efetuada através da entrega de atividades. “As temáticas que são desenvolvidas são das diferentes áreas de conhecimento: português, matemática, história, geografia, ciências, educação física e formação humana. São as aulas que as crianças teriam numa situação regular, presencial – as mesmas aulas, mas ali estão condensadas”, explicou.

“Os professores também assistem às aulas e planejam atividades para a criança resolver de acordo com a temática que foi trabalhada. No site da secretaria de educação também tem exercícios e tarefas para a acriança fazer”, lembrou Esméria Saveli.

Das 9 às 10h30 são transmitidas as aulas para o quarto e quinto ano e das 14 às 15h30 para o segundo e terceiro ano. O horário das aulas de alfabetização para as crianças que ainda não sabem ler vai das 15h30 às 16h30 e das 16h30 às 17 horas a programação é voltada para a pré-escola. “A criança deve assistir aula. Se não conseguiu ver na televisão naquele momento pode assistir pelo Youtube, no canal da TV Educativa de Ponta Grossa, no programa Vem Aprender”, frisou a gestora pública.

Este ano na rede municipal vai ter muita reprovação”, diz a secretária

Devido às incertezas quanto à volta das aulas presenciais, muitos pais têm se manifestado e se preocupado com a capacidade de entendimento das crianças; nas redes sociais, é comum encontrar comentários falando do desejo que os filhos repitam o ano, por exemplo. Questionada sobre a possibilidade de permitir que os pais optem pela reprovação das crianças, a secretária de educação de Ponta Grossa, Esméria Saveli, foi incisiva: “Não são os pais que vão definir se as crianças vão reprovar ou não. Quem define isso é a escola, é a Secretaria de Educação”.

“É muito importante os pais entenderem o seguinte: o ensino municipal da rede de educação é organizado em dois ciclos. O primeiro, o segundo e o terceiro anos são um ciclo e dentro do ciclo não tem reprovação: ou seja, nem só primeiro pro segundo, nem do segundo pro terceiro. Mas no [final do] terceiro ano as crianças que não sabem ler e escrever são retidas e isso a gente vai manter”, explicou a secretária.

“As crianças que não tiverem condições, não souberem ler, escrever e nem os conceitos básicos da matemática, como tabuada, saber resolver problemas simples, o sistema de numeração, têm que ser retidas. E como vamos fazer isso: não só no ‘olhômetro’ ou pelas atividades que as crianças entregarem, vamos fazer avaliações presenciais”, contou ela, destacando que as provas serão feitas de forma escalonada no final do ano.

A gestora do sistema municipal de educação da cidade também afirmou que, como as aulas pela televisão contam presença através das atividades entregues pelos alunos, aqueles que não entregaram no mínimo 60% delas serão reprovados por falta – e neste caso, independente da série cursada. “Este ano na rede municipal de Ponta Grossa vai ter muita reprovação”, estimou Esméria.

Secretária de Educação de Ponta Grossa, Esméria Saveli, em entrevista ao Diário dos Campos (Foto: José Aldinan/DC)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.