em

Aumenta o número de microempreendedores em PG

O setor de empreendimentos de Ponta Grossa tem crescido a cada ano. A cidade se tornou referência na região dos Campos Gerais como pólo industrial de grandes empresas e nos últimos anos, também tem registrado aumento de abertura de microempreendedores individuais (MEIs).

Os últimos dados da Sala do Empreendedor, que fica na Prefeitura, mostram que até a primeira semana de novembro, 1592 MEIs já foram abertos em 2018. Ou seja, mesmo sem ainda fechar os atendimentos desse ano, a abertura de novos empreendimentos já registrou um aumento de 11% em relação a 2017. E em comparação ao ano de 2016, o número surpreende ainda mais, com um aumento de 29%.

Segundo a coordenadora da Sala, Tônia Mansani, o aumento se deve a três fatores. “O município teve um grande crescimento de empresas que consomem prestação de serviços. Outro fator é a lei da terceirização que mudou a forma de trabalho de alguns setores. E claro, teve algumas demissões e as pessoas começaram a procurar novas opções para gerar renda”, expõe.

A cabeleireira, Eliziane Dias, conta que havia se mudado de Ponta Grossa e quando resolveu voltar para a cidade acreditou que era hora de abrir um empreendimento. “É um lugar em expansão e que conseguimos oferecer nossos serviços para uma boa clientela. Sempre procuro me informar na prefeitura e outros locais, para entender como posso aumentar e melhorar o meu negócio”, ressalta. Dias participa das palestras oferecidas pela prefeitura em parceria com outras entidades para os microempreendedores, onde são abordados temas como emitir notas fiscais, planejamento da empresa, entre outros assuntos.

Apoio

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também oferece atendimento de apoio para os empreendimentos de micro e pequeno porte. Em todo o país, mais de cinco mil colaboradores diretos e cerca de oito mil consultores e instrutores credenciados trabalham para transmitir conhecimento para quem tem ou deseja abrir um negócio.

A consultora do Sebrae-PR, Mariana Souza, acredita que a região dos Campos Gerais, e principalmente, a cidade de Ponta Grossa, é muito valorizada por novos empreendedores. “O município tem ainda muito espaço para receber novos negócios e investimentos em todos os setores. Costumamos dizer, que se um empreendedor quer testar um novo modelo de empresa, deve instalar em Ponta Grossa. O público aqui é bem crítico e isso ajuda a desenvolver e aprimorar os produtos e as vendas”, destaca. Souza conta que o perfil dos novos empreendedores é de pessoas que acabaram perdendo o emprego nos últimos anos e tem entre 35 a 50 anos.

Com foco no estímulo ao empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, o Sebrae atua em: educação empreendedora; capacitação dos empreendedores e empresários; articulação de políticas públicas que criem um ambiente legal mais favorável; acesso a novos mercados; acesso a tecnologia e inovação; orientação para o acesso aos serviços financeiros.

Eliziane abriu um salão de beleza há quatro anos na cidade (foto: Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.