em

Aumento da carga horária e aulas a distância são alternativas para cumprir calendário

Diante da suspensão de aulas como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus, um dos desafios será cumprir o calendário escolar. Neste sentido, o diretor-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe) – Regional Campos Gerais, Osni Mongruel Junior, garante que, mesmo que as aulas retornem no segundo semestre, o calendário escolar pode ser cumprido.

Para isso, destaca, estão sendo discutidas algumas alternativas no ensino. Uma das medidas que está sendo estudada é adoção de ensino a distância. “Cada escola tem sua comunidade – com características específicas – e autonomia para tomar decisões. Mas, hoje a maioria das escolas particulares já disponibiliza tecnologias que servem de suporte à educação. E isso pode ser ampliado para realização de aulas, sejam gravadas ou ao vivo”, exemplifica. Segundo ele, por conta da pandemia, o Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE) regulamentou o regime especial de ensino no estado. Assim, ficam permitidas, em caráter excepcional, aulas remotas para compor o período letivo do ensino básico e superior, com exceção da educação infantil.

Aumento da carga horária

Outra medida que vem sendo estudada é o aumento da carga horária diária. Isso porque na quarta-feira (1º), o Ministério da Educação permitiu que escolas públicas e privadas tenham menos de 200 dias letivos em 2020, desde que sejam cumpridas, no mínimo, 800 horas de aula para o ensino fundamental e para o ensino médio. “Precisaremos buscar um modelo diferente de ensino, que busque garantir aprendizado e qualidade de ensino, mas um pouco diferente da forma com que estamos acostumados a fazer”, ressalta. “Existe ainda calendário suficiente para que se complete as horas/aulas dentro do ano civil. E, creio que, diante de tudo isso, teremos um amadurecimento da comunidade escolar”, completa.

Reunião

Segundo Osni, na próxima semana será realizada reunião com o prefeito Marcelo Rangel e representantes da Secretaria Municipal de Educação, para que discuta o calendário e, rede municipal e particular possam elaborar calendário o mais parecido possível. (P.L.)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.