em

Veja como está a colheita de soja nos Campos Gerais

Os produtores da região estão colhendo simultaneamente milho e soja, duas das principais culturas de verão. A estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral) do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Ponta Grossa é de que entre 30% e 40% da área plantada com milho já está colhida, enquanto que a de soja corresponde a 10%.

Ao que tudo indica a previsão inicial dos economistas do Deral irá se concretizar, com a produtividade do milho chegando a 10 mil quilos por hectare e a da soja variando de 3.500 a 3.600 quilos por hectare. “A princípio está tudo dentro da normalidade”, observa a economista do Deral, Vera Maria Silvestre.

Ela observa que tanto o milho quanto a soja apresentam boa qualidade. “Vamos aguardar a colheita avançar nas próximas semanas para ver como ficará”, diz.

O engenheiro agrônomo, Tiago Fonseca, conta que a soja que está sendo colhida em Tibagi apresenta rentabilidade dentro do esperado. “Não vai ter supersafra, mas não houve queda”, conta. Ele observa que a chuva desta semana atrapalhou os trabalhos, mas não trouxe prejuízo. A produtividade estimada na propriedade deverá ser acima de 4.200 quilos por hectare, o mesmo previsto para a lavoura em Ponta Grossa, onde a colheita deverá se iniciar na última semana de março.

Quanto ao milho, Tiago conta que já finalizou a colheita nas duas fazendas e que em ambas a rentabilidade média ficou entre 11.500 e 11.700 quilos por hectare.

Projeção

Como não houve grande variação climática no período do plantio e desenvolvimento das culturas, a projeção é de que a safra de soja alcance 2 milhões de toneladas na região, já o milho renda 560 mil toneladas.

Lembrando que houve redução da área plantada com milho nesta safra. “O preço no ano passado fez os produtores desanimarem”, comenta Vera. O cereal está ocupando 57.230 hectares (42% a menos que na safra passada quando foi plantado em 99.290 hectares). A soja, que ficou com parte da área antes destinada ao milho, está em 583.835 hectares. O feijão também ganhou área do milho.

Conab eleva projeção de grãos para 226 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou a estimativa da safra de grãos 2017/2018 para 226 milhões de toneladas, um aumento de 0,2% em relação ao último levantamento, divulgado no mês passado. O aumento é resultado do avanço da colheita de soja.

A safra deste ano, no entanto, deverá ficar abaixo do ano passado, que registrou a maior produção histórica, com 237,7 milhões de toneladas. Caso a projeção da Conab se concretize, significará um recuo de 4,9%. "Mesmo assim, o país ainda deverá colher a segunda maior safra de todos os tempos", diz a Conab.

Liderando a produção de grãos, a soja deverá atingir a marca de 113 milhões de toneladas. O milho aparece em seguida, com produção estimada de 87,3 milhões de toneladas.

Em relação à área plantada, a Conab projeta aumento de 0,3% em relação à ultima safra. Somente o plantio da soja deverá ocupar 1,1 milhão de hectares a mais que no ano passado.

"Estamos colhendo uma safra muito positiva e o fato a destacar é que tivemos uma normalidade climática. Produtores estão colhendo uma safra com poucas surpresas", avalia o secretário substituto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sávio Pereira. (Agência Brasil)

Colheita está acontecendo em municípíos como Tibagi; em PG deve se inicar na última semana de março (Foto: Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.