em

Bairro Oficinas tem 1º caso de transmissão comunitária de covid-19 em Ponta Grossa

A paciente identificada com transmissão comunitária, nessa terça-feira (26), é moradora do bairro Oficinas. É a primeira vez que a prefeitura informa a região na qual está a paciente positivada. Segundo a assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde, a informação agora tem maior importância porque significa, em tese, que o bairro Oficinas está mais vulnerável a novos contágios. Apesar de já estar sendo monitorada, a paciente só teve o contágio confirmado na última semana, e consta agora como recuperada da doença. Isso indica que a confirmação de contágio ocorreu pelo menos uma semana após a infecção ter ocorrido.

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão comunitária é uma modalidade de circulação do vírus na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas.

As situações de transmissão comunitária significam que o vírus está mais disseminado, demandando cuidados mais efetivos, conforme detalhou o governo federal em 20 de março, quando a transmissão comunitária foi anunciada oficialmente no Brasil, embora os primeiros casos do tipo tenham sido observados em 13 de março nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Em Ponta Grossa, o primeiro caso confirmado da doença foi de um rapaz que contraiu o vírus no exterior. Na sequência, foi possível notar uma prevalecência de contágio entre caminhoneiros moradores ou de passagem pelo município. Mais recentemente, boa parte dos casos confirmados da doença em Ponta Grossa foi verificada entre profissionais da saúde (30%).

Esse primeiro caso de transmissão comunitária obriga a cuidados ainda maiores na prevenção, porque aponta a dificuldade para identificar grupos de maior possibilidade de contágio, como acontecia até então entre estrangeiros, viajantes e profissionais de saúde. A cidade tinha, até a tarde de ontem 62 casos confirmados da covid-19, e nenhum óbito.

 

Paraná

O DC questionou o Estado do Paraná sobre quais outros municípios já registraram transmissão comunitária. Em resposta, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) declarou que a “portaria nº 454 do Ministério da Saúde, do dia 20 de março, declara a transmissão comunitária do coronavírus em todo o território nacional. Desde a publicação da portaria o Estado do Paraná também considera a mesma portaria e todas as medidas adotadas de prevenção e controle seguem as regras definidas pelo documento”. A Sesa, portanto, não possui esse controle. Os demais municípios também não disponibilizam o dado em seus boletins diários.

 

Cronologia da covid-19 na cidade

21/03 – Município confirma o primeiro caso de covid-19 em Ponta Grossa. Paciente é do sexo masculino, 33 anos, e esteve em viagem nos EUA

30/04 – Hospital Universitário já havia atendido quatro casos de caminhoneiros confirmados com covid-19

08/05 – Profissionais de saúde são 35% dos casos positivados com a doença. Média permanece entre 30% e 40% nas semanas seguintes

26/05 – Primeiro caso de transmissão comunitária revela aumento da circulação do vírus e dificuldade para determinar origens de contágio

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.