em

Bancários pedem reajuste salarial com aumento real

Representados por seus sindicatos, os bancários deram início à campanha salarial 2018. Ontem e hoje estão acontecendo às rodadas de negociação, em São Paulo, onde as discussões ocorrem de forma geral. A data-base da categoria é 1° de setembro.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa e da Região, Gilberto Leite, a ideia da categoria, que está reunida com representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), é fechar o acordo coletivo antes de setembro, para que não haja perda de benefícios. Os trabalhadores estão pleiteando o reajuste salarial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – fechado em setembro – e aumento real de 5% nos salários.  

Gilberto explica que já houve uma primeira reunião com a Fenaban (representa o patronal) e que a de ontem foi à segunda para tratar especificamente dos colaboradores dos bancos privados. No caso do Banco do Brasil acontecerá um encontro nesta sexta-feira e com a Caixa Econômica a discussão inicial será na semana que vem. “Estamos numa fase muito abrangente, de linhas gerais de discussão, não se aprofundando muito nas especificações; entendemos que antecipando a discussão chegaremos na data-base com uma definição sobre o reajuste”, diz.

No ano passado, não houve campanha salarial porque a mesma havia sido acertada nas rodadas de 2016.

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.