Variedades

Banda vencedora da etapa regional do FUC se prepara para lançar EP

Vencedora da etapa regional do Festival Universitário da Canção (FUC) 2018, a banda Solana Dub tem muito o que comemorar. Além da maior premiação da etapa, com a música ‘Zé Pilin’, ela foi escolhida também pelo público, através do voto popular, e programa para o próximo dia 28, durante o Festival de Música de Ponta Grossa, o lançamento de seu primeiro EP: ‘Celebrai’.

O projeto é composto por quatro músicas inéditas (escritas pelos próprios integrantes), que serão produzidas por Buguinha Dub, produtor e músico de grande destaque da música brasileira atual, em especial no gênero dub, o mesmo proposto pela banda. As gravações foram feitas em abril e a mixagem, masterização, e prensagem do material aconteceram entre maio e junho. Em agosto, a banda fará três shows de lançamento, que ainda serão divulgados.

“A reunião do trabalho artístico em um CD é extremamente importante para a banda conquistar uma posição ainda mais relevante no mercado musical e ampliar as possibilidades de divulgação e apresentação. Por outro lado, é legal também para o público, que terá acesso a um material bem produzido com músicas de alto nível”, declaram os integrantes.

Através do dub, ritmo subvertido do reggae, a Solana Dub passeia pela música popular brasileira fazendo uma mistura com o maracatu de Chico Science, a guitarrada do Mestre Vieira, o samba de Cartola, o baião de Luiz Gonzaga e a bossa de Vinicius de Moraes. Além, de integrar os ritmos universais, como o jazz de John Coltrane, o funk de James Brown, o reggae de Bob Marley, o rock do Pink Floyd, assim como o rap e a música eletrônica.

Desde os primeiros shows, o repertório teve como principal característica a apresentação de músicas autorais. “As temáticas das músicas da Solana passam o sentimento mais profundo da poesia, abordando o surrealismo, histórias de ficção, personagens caricatos do cotidiano, gírias de rua e reflexões sociais. Várias músicas têm grande identificação por parte do público, que canta emocionado nos shows. É o caso de ‘Pé de Pano’, por exemplo, que está no nosso EP”, contam os músicos.

Formação

A Solana Dub é formada por Rômulo Rosa (vocal), Daniel NaPaz (guitarra base), Murilo Zammar (guitarra solo), Giovanni Negrello (contra-baixo), Danilo Gabriel (bateria), Tom Faya (percussão) e Swolom Dub (MPC/teclado). Além deles, o EP ‘Celebrai’ conta ainda com a participação de Willian Chelski, no trompete, Nicolas Salazar, no saxofone e Letícia Carvalho, nos vocais. (Com assessorias)

EP Celebrai – Solana Dub

1 - Pé de Pano
2 - Zé Pilin
3 - Asterisco
4 - 8 luas

 

O produtor

Produtor musical de destaque na cena nacional, Buguinha Dub tem em seu currículo trabalhos ao lado de Chico Science e Nação Zumbi, Racionais MC’s, Natiruts, Cordel do Fogo Encantado, Os Afromandinga, Planta e Raiz, Projetonave, entre outros nomes de destaque da música brasileira.