Cidades

Banho solidário amplia ações no inverno de Ponta Grossa

População de rua recebeu bem a novidade
População conheceu o banho itinerante (Foto: Fábio Matavelli)

A Fundação da Assistência Social de Ponta Grossa (Faspg) realizou, no início da noite desta sexta-feira (5), a primeira utilização do trailer do Banho Solidário, iniciativa da prefeitura que tem a intenção de levar espaço adequado para um banho quente itinerante a pessoas em situação de rua. A ação ocorreu no estacionamento do Restaurante Popular, onde deve se repetir, sempre, às sextas-feiras. Posteriormente, em dias específicos em outras regiões.

Uma equipe multidisciplinar compareceu para dar suporte, ofertando roupas limpas, toalha seca, kit de higiene e uma sopa. A população em situação de vulnerabilidade social, que não tivesse para onde ir nesta noite fria de inverno, foi orientada a se dirigir à arena multiuso, onde poderiam encontrar abrigo, com autorização da prefeitura.

Thaís Verillo, diretora de proteção social especial, explica que essa é uma intensificação dos serviços que já são ofertados ao longo do ano. Está incluso aí o Centro Pop, com refeições, banho, lavagem de roupa, documentação pessoal, assistência social, acolhimento e distribuição de passagens. O serviço de abordagem ronda a cidade de dia e à noite, identificando a população de rua e fazendo encaminhamentos em cada caso, incluindo situações de exploração infantil.

Quem quiser acionar a equipe de abordagem social, informando um caso de pessoa em situação de risco, especialmente nessas noites mais frias, pode entrar em contato pelo telefone 98872-3820.